CPC EmÁudio: Capítulo 5 – Critérios de Reconhecimento – Parte 2
Voltamos, meus amigos! E aí gente, continuando o nosso estudo dos critérios de reconhecimento, vamos abordar a representação fidedigna. Vem comigo nessa pegada.
Bom, o reconhecimento de ativo ou passivo específico é apropriado, gente, se fornecer não apenas informações relevantes, mas também representação fidedigna desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes.
A possibilidade de representação fidedigna ser fornecida pode ser afetada pelo nível de incerteza na mensuração, associado ao ativo ou passivo ou por outros fatores. Começando então pela incerteza na mensuração. Oh, para que o ativo ou passivo seja reconhecido, ele deve ser mensurado. Em muitos casos, essas mensurações devem ser estimadas e, portanto, estão sujeitas a incerteza na mensuração.
Conforme estudamos anteriormente, turma, mais especificamente no capítulo 2. O uso de estimativas razoáveis é parte essencial da elaboração de informações financeiras e não prejudica a utilidade das informações se as estimativas são descritas e explicadas de forma clara e precisa, né? Mesmo o elevado nível de incerteza na mensuração não impede, necessariamente, essa estimativa de fornecer informações úteis.
Em alguns casos, o nível de incerteza envolvido ao estimar a mensuração de ativo ou passivo pode ser tão alto que pode ser questionável se a estimativa forneceria representação suficientemente fidedigna desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes.
O nível de incerteza na mensuração pode ser muito alto se, por exemplo, a única forma de estimar essa mensuração do ativo ou passivo seja utilizando técnicas de mensuração baseadas em fluxo de caixa. E, além disso, houver uma ou mais das seguintes circunstâncias. Confira comigo.
Primeiro, o intervalo de possíveis resultados é excepcionalmente amplo e a probabilidade de cada resultado é excepcionalmente difícil de estimar. Outra circunstância é se a mensuração é excepcionalmente sensível a pequenas alterações em estimativas da probabilidade de diferentes resultados, como por exemplo, se a probabilidade de futuros fluxos de entrada ou fluxos de saída de caixa é excepcionalmente baixa, mas a magnitude desses fluxos de entrada ou fluxos de saída de caixa será excepcionalmente alta, caso ocorram.
Por fim, pessoal, mais uma circunstância é de que mensurar o ativo ou passivo requer alocações excepcionalmente difíceis ou excepcionalmente subjetivas de fluxos de ... Ler mais