CPC EmÁudio: Capítulo 6 – Informações Fornecidas por Bases de Mensuração Específicas – Parte 1
Voltamos alunos e alunas! Vamos continuar nosso estudo do CPC? Bom gente, começaremos neste momento a análise das informações fornecidas por bases de mensuração específicas.
Gente, ao selecionar uma base de mensuração, é importante considerar a natureza das informações que a base de mensuração produzirá tanto no balanço patrimonial como na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente.
Desse modo, vamos separar essa parte em três emáudios, ok? Inicialmente, falaremos dessas informações para os ativos. Daí em seguida abordaremos essas informações para os passivos e por fim faremos uma discussão de informações adicionais. Beleza?
Então comecemos pelos ativos. Vamos lá.
A natureza das informações que a base de mensuração produzirá no balanço patrimonial é o seguinte. Escuta só. O valor contábil do custo histórico seria o próprio custo histórico, incluindo custos de transação na medida do não consumido ou não cobrado e recuperável. Vale lembrar, gente, que inclui juros provisionados sobre qualquer componente de financiamento.
Já o valor justo é o preço que seria recebido para vender o ativo sem deduzir custos de transação na alienação. Outra coisa oh, o valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros do uso do ativo e de sua alienação final, após deduzir o valor presente de custos de transação na alienação.
Por fim, o custo corrente corresponde ao custo corrente, incluindo custos de transação, na medida do não consumido ou não cobrado e recuperável.
Turma, quanto ao balanço patrimonial, é isso que precisamos saber para os ativos. Tá bom? Vamos agora a natureza das informações que a base de mensuraçã... Ler mais