Áudio aula | 27 - Capítulo 6 – Informações Fornecidas por Bases de Mensuração Específicas – Parte 2 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio: Capítulo 6 – Informações Fornecidas por Bases de Mensuração Específicas – Parte 2

Olá concurseiros e concurseiras! Tudo bem? Tudo certo, né? Prontos para a continuação da nossa análise das informações fornecidas por base de mensuração específicas? Então vamos nessa. Vamos nessa pegada.

Gente, nesse emáudio, abordaremos essas informações para os passivos. Tá ok? A natureza das informações que a base de mensuração produzirá no balanço patrimonial é o seguinte, vamos ouvir: para o custo histórico, o valor contábil é a contraprestação recebida líquida de custos de transação por assumir a parte não cumprida do passivo, acrescida pelo excedente de fluxos de saída de caixa estimados sobre a contraprestação recebida. E inclui juros provisionados sobre qualquer componente de financiamento.

Já para o valor justo, o valor contábil é o preço que seria pago para transferir a parte não cumprida do passivo, não incluindo custos de transação que seriam incorridos na transferência. Tá pessoal? Para o valor de cumprimento, o valor contábil é o valor presente de fluxos de caixa futuros que surgirá no cumprimento da parte não cumprida do passivo, incluindo o valor presente de custos de transação a serem incorridos no cumprimento ou transferência.

Por fim, para o custo corrente, o valor contábil é a contraprestação líquida de custos de transação que seria atualmente recebida por assumir a parte não cumprida do passivo, acrescida pelo excedente de fluxos de saída de caixa estimados sobre essa contraprestação.

Gente, quanto ao balanço patrimonial, é isso que precisamos saber para os passivos. Vamos agora a natureza das informações que a base de mensuração produzirá na demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente para o passivo. Vamos lá.

Bom, quanto ao reconhecimento inicial, o valor justo é a diferença entre a contraprestação recebida e o valor justo do passivo. Já o valor de cumprimento é a diferença entre a contraprestação recebida e o valor de cumprimento do passivo. Para o cumprimento do passivo, temos que saber o seguinte: ouça bem atento. Custo e histórico, receita igual ao custo histórico do passivo cumprido, isto é, reflete a contraprestação histórica. Despesas por custos incorridos no cumprimento do passivo e podem ser apresentadas líquidas ou brutas.

Agora valor justo, receita igual ao valor justo do passivo cumprido. Despesas por custos incorridos no cumprimento do passivo e podem ser apresentadas líquidas ou brutas. ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 27 - Capítulo 6 – Informações Fornecidas por Bases de Mensuração Específicas – Parte 2: SAIBA MAIS