Áudio aula | 29 - Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 1 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC Emáudio: Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 1

Voltamos meus amigos! Pessoal, estudaremos agora quais fatores devemos considerar ao selecionar a base de mensuração. Então, venham comigo.

Bom, ao escolher a base de mensuração para ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas é necessário, gente. considerar a natureza das informações que a base de mensuração produzirá. Tanto no balanço patrimonial, como na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente, bem como outros fatores, né?

Na maioria dos casos, nenhum fator único determina qual base de mensuração deve ser escolhida. A importância relativa de cada fator depende de fatos e circunstâncias. Tá gente? As informações fornecidas pela base de mensuração devem ser úteis aos usuários das demonstrações contábeis. Para alcançar isso, as informações devem ser relevantes e devem representar fidedignamente o que pretendem representar. Além disso, turma, as informações fornecidas devem ser tanto quanto possível, comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis.

O processo mais eficiente e eficaz para aplicar as características qualitativas fundamentais, geralmente seria identificar as informações mais relevantes sobre o fenômeno econômico. Se essas informações não estão disponíveis ou não podem ser fornecidas de forma que represente fidedignamente o fenômeno econômico, considera-se o tipo mais relevante seguinte de informações. Mais à frente, turma, faremos uma discussão adicional, tá? Sobre o papel desempenhado pelas características qualitativas na escolha da base de mensuração.

Bom, primeiramente focaremos nos fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração para ativos reconhecidos e passivos reconhecidos. Parte dessa discussão também pode se aplicar na escolha da base de mensuração para informações fornecidas nas notas explicativas, para itens reconhecidos ou não reconhecidos. Posteriormente, discutiremos fatores adicionais a serem considerados ao escolher a base de mensuração no reconhecimento inicial. Se a base de mensuração inicial for inconsistente com a base de mensuração subsequente, as receitas e despesas podem ser reconhecidas no momento da primeira mensuração subsequente unicamente devido à mudança na base de mensuração.

Reconhecer essas receitas e despesas pode parecer refletir a transação ou outro evento quando, na verdade, nenhuma transação ou evento ocorreu. Consequentemente, a escolha da base de mensuração para ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas é determinada considerando se tanto a mensuração inicial, como a mensuração subsequente. Beleza meus caros?

Então agora vamos analisar a relevância das informações. Vamos lá. A relevância das informações fornecidas pela base de mensuração para ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas é afetada oh! Primeiro, pelas características do ativo ou passivo e também pela forma como o ativo ou passivo contribui para fluxos de caixa futuros.

Vamos começar analisando as características do ativo... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 29 - Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 1: SAIBA MAIS