Áudio aula | 30 - Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 1 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio: Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 2

Voltamos! Vamos lá concurseiros e concurseiras. Chega junto aí.

Pessoal, continuando a análise dos fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração, né? Vamos agora à representação fidedigna.

Bom, quando ativos e passivos estão, de algum modo, né? Relacionados, utilizar diferentes bases de mensuração para esses ativos e passivos pode criar inconsistência de mensuração descasamento contábil. Se demonstrações contábeis contêm inconsistências de mensuração, essas demonstrações contábeis podem não representar fidedignamente alguns aspectos da posição financeira e do desempenho financeiro da entidade, claro né gente?

Consequentemente, em algumas circunstâncias, utilizar a mesma base de mensuração para ativos e passivos relacionados pode fornecer aos usuários das demonstrações contábeis informações que são mais úteis do que informações que resultariam do uso de diferentes bases de mensuração. Isso pode ser, particularmente, provável quando os fluxos de caixa de ativo ou passivo estão diretamente ligados aos fluxos de caixa de outro ativo ou passivo.

Conforme observado no capítulo 2, lá atrás, embora a representação perfeitamente fidedigna esteja livre de erros, isso não significa que as mensurações devem ser perfeitamente precisas em todos os aspectos. Quando a mensuração não puder ser determinada diretamente observando os preços em mercado ativo e, em vez disso, deve ser estimada, surge a incerteza de mensuração. O nível de incerteza de mensuração associado à base de mensuração específica pode afetar se as informações fornecidas por essa base de mensuração fornecem representação fidedigna da posição financeira e desempenho financeiro da entidade.

Pessoal, o alto nível de incerteza de mensuração não impede necessariamente o uso de base de mensuração que forneça informações relevantes. Contudo, em alguns casos, o nível de incerteza de mensuração é tão alto que as informações fornecidas pela base de mensuração podem não fornecer representação suficientemente fidedigna. Entendeu?

Daí nesses casos é apropriado considerar a escolha de base de mensuração diferente que também resulte em informações relevantes. A incerteza de mensuração é diferente tanto da incerteza de resultado, como da incerteza de existência. Confere aqui comigo, oh, a incerteza de resultado surge quando há incerteza sobre o valor ou época de qualquer fluxo de entrada ou de saída de benefícios econômicos que resultará de ativo ou passivo. Já a incerteza de existência surge quando é incerto se existe ativo ou passivo.

Bom, a presença de incerteza de resultado ou incerteza de existência pode às vezes contribuir para a incerteza de mensuração. Contudo, a incerteza de resultado ou a incerteza de existência não resultam, necessariamente, em incerteza de mensuração. Por exemplo, se o valor justo de um ativo pode ser determinado diretamente observando preços em um mercado ativo, nenhuma incerteza de mensuração está associada à mensuração desse valor justo. Mesmo se for incerto quanto caixa o ativo produzirá no final e consequentemente a incerteza de resultado.

Entendido aí amigo? Que bom,!

Vamos falar então das características qualitativas de melhoria e a restrição de custo. Tá legal/

Muito bem! As características qualitativas de melhoria de comparabilidade, compreensão e verificação e a restrição de custo têm implicações para a escolha da base de mensuração. A seguir trataremos dessas implicações, ok? Primeiramente, discutiremos implicações adicionais específicas para determinadas bases de mensuração.

A característica qualitativa de melhoria de tempestividade não tem implicações específicas para mensuração. Bom, assim como o custo restringe outras decisões de relatório financeiro, também restringe a escolha da base de mensuração. Portanto, ao selecionar a base de mensuração, é importante considerar se é provável que os benefícios das informações fornecidas a usuários das demonstrações contábeis, por essa base de mensuração, justificam os custos de fornecer e utilizar essas informações. Utilizar consistentemente as mesmas bases de mensuração para os mesmos itens, seja de período a período na entidade que reporta ou em um único período para diferentes entidades, tá pessoal?

Pode ajudar a tornar as demonstrações contábeis mais comparáveis. A mudança na base de mensuração pode tornar as demonst... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 30 - Capítulo 6 – Fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração – Parte 1: SAIBA MAIS