CPC EmÁudio: Capítulo 6 - Fatores Específicos para Mensuração Inicial e Mais de Uma Base de Mensuração
Salve, salve meus caros! E aí, gente, preparados para mais um emáudio do nosso sexto capítulo? Então vamos começar discutindo fatores a serem considerados ao escolher a base de mensuração, seja para reconhecimento inicial ou mensuração subsequente.
Pessoal, em seguida falaremos de alguns fatores adicionais a serem considerados no reconhecimento inicial. Vamos começar então.
No reconhecimento inicial, o custo de ativo adquirido ou de passivo incorrido como resultado de evento que seja uma transação em termos de mercado, normalmente é similar ao seu valor justo nessa data, salvo se os custos de transação forem significativos, tá?
Não obstante, turma, mesmo se esses dois valores forem similares é necessário descrever qual base de mensuração é utilizada no reconhecimento inicial. Se o custo histórico for utilizado subsequentemente, essa base de mensuração normalmente também é apropriada no reconhecimento inicial.
Similarmente, se o valor corrente for utilizado subsequentemente, normalmente também é apropriado no reconhecimento inicial. Utilizar a mesma base de mensuração para reconhecimento inicial e mensuração subsequente evita o reconhecimento de receitas ou despesas na ocasião da primeira mensuração subsequente, exclusivamente devido à mudança na base de mensuração. Quando a entidade adquire ativo ou incorre em passivo, em troca da transferência de outro ativo ou passivo como resultado de transação em termos de mercado, a mensuração inicial do ativo adquirido ou do passivo incorrido determina se quaisquer receitas ou despesas decorrem da transação.
Quando o ativo ou passivo é mensurado ao custo, nenhuma receita ou despesa surge no reconhecimento inicial, salvo se surgirem receitas ou despesas do reconhecimento do ativo ou passivo transferido. Ou salvo se o ativo apresentar problemas de recuperação ou o passivo for oneroso.
Gente, os ativos podem ser adquiridos ou os passivos podem ser incorridos como resultado de evento que não seja uma transação em termos de mercado. Por exemplo, o preço de transação pode ser afetado pelas relações entre as partes ou por dificuldades financeiras ou outra pressão de uma das partes. O ativo pode ser concedido à entidade gratuitamente por governo ou doado à entidade por outra parte. ... Ler mais