Áudio aula | 34 - Capítulo 7 – Classificação e Agregação | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio: Capítulo 7 - Classificação e Agregação

Olá, meus caros! E aí, turma, vamos finalizar nosso curto capítulo 7? Começando este emáudio, vamos falar da classificação. Vem comigo!

Gente, classificação é a organização de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas ou despesas com base em características compartilhadas para fins de divulgação e apresentação. Ok? Essas características incluem, entre outras, né? A natureza do item, seu papel ou função dentro das atividades de negócio conduzidas pela entidade e  como é mensurado. Classificar diferentes ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas ou despesas em conjunto pode obscurecer informações relevantes. Reduzir a compreensão e a comparabilidade e pode não fornecer representação fidedigna do que pretendem representar.

Vamos lá, então, para a classificação de ativos e passivos. Turma, a classificação é aplicada à unidade de conta selecionada para ativo ou passivo. Contudo, às vezes pode ser apropriado separar o ativo ou passivo em componentes que possuem diferentes características e classificar esses componentes separadamente. Ok? Isso é apropriado se classificar esses componentes separadamente melhoraria a utilidade das informações financeiras resultantes. Entendeu?

Por exemplo, pode ser apropriado separar ativo ou passivo em componentes circulantes e não circulantes. E classificar esses componentes separadamente. Dentro da classificação de ativos e passivos temos a compensação que ocorre quando a entidade reconhece e mensura tanto ativo como passivo como unidades de contas separadas, mas as agrupa em um único valor líquido no balanço patrimonial.

Compensação classifica diferentes itens em conjunto e, portanto, geralmente não é adequado. Compensar ativos e passivos é diferente de tratar um conjunto de direitos e obrigações como uma única unidade de conta. Entendido até aqui? Bacana!.

Pessoal, passemos então a classificação de patrimônio líquido. Confira comigo.

Bom, para fornecer informações úteis, pode ser necessário classificar direitos sobre o patrimônio líquido separadamente, se esses direitos sobre o patrimônio líquido tiverem diferentes características. Similarmente, para fornecer informações úteis, pode ser necessário classificar componentes do patrimônio líquido separadamente se alguns desses componentes estiverem sujeitos a determinados requisitos legais, regulatórios ou outros.

Por exemplo, em algumas jurisdições a entidade tem permissão de realizar distribuições aos titulares de direitos sobre o patrimônio líquido, somente se a entidade tiver reservas suficientes especificadas como distribuíveis. A apresentação e a divulgação separadas dessas reservas podem fornecer informações úteis. Facinho, né?

Bom , a próxima classificação de receitas e despesas. A classificação é aplicada a: receitas e despesas resultantes da unidade de conta selecionada de ativo ou passivo. Ou também a componentes dessas receitas e despesas, se esses comp... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 34 - Capítulo 7 – Classificação e Agregação: SAIBA MAIS