Áudio aula | 02 - Identificação de um Ativo que pode estar Desvalorizado | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos
CPC em Áudio: Identificação de um Ativo que Pode Estar Desvalorizado

Voltamos concurseiros e aí, turma, amiga, Bom gente dando continuidade ao nosso estudo, né? Vamos abordar neste em áudio a identificação de um ativo que pode estar desvalorizado. Belezinha! Vamos lá, então, muito bem.

Todos os itens que serão analisados a seguir especificam quando um valor recuperável deve ser determinado. Essas exigências usam o termo um ativo, mas se aplicam igualmente a um ativo em particular ou a uma unidade geradora de caixa, ok?

Um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável mais a frente, pessoal. Serão descritas algumas indicações de que essa perda possa ter ocorrido. Se qualquer dessas situações estiver presente, uma entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável.

Agora, se não houver indicação de uma possível desvalorização, este pronunciamento não exige que uma entidade faça uma estimativa formal do valor recuperável. Entidade deve avaliar, no mínimo, ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, aí, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.

Prestem atenção neste ponto turma, independentemente de existir ou não qualquer indicação de redução ao valor recuperável. Uma entidade deverá primeiro testar, no mínimo, anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível, com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável poderá ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado todo ano.

No mesmo período, Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, Turma se tais ativos intangíveis forem inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, deverão ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente.

Vamos lá independente de existir ou não qualquer indicação de redução ao valor recuperável. Uma entidade deverá também testar anualmente o ágil pago por expectativa de rentabilidade futura goodwill em uma aquisição de entidades.

Bom pessoal Ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, uma entidade deve considerar no mínimo indicações de fontes externas e fontes internas de informações que são as seguintes Vamos prestar atenção fontes externas de informação. Então durante o período, o valor de mercado de um ativo diminui sensivelmente mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal. Além disso, mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período ou ocorrerão, em futuro próximo, no ambiente tecnológico de mercado econômico ou legal no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado. Outra fonte externa são as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos que aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 01 - Redução ao valor Recuperável de Ativos - 02 - Identificação de um Ativo que pode estar Desvalorizado: SAIBA MAIS