CPC EmÁudio - Unidades geradoras de caixa, identificação da unidade à qual um ativo pertence.
Salve Salve, turma querida. E aí, meus amigos, vamos dar continuidade ao nosso estudo das unidades geradoras de caixa? Então segue comigo aqui.
Bom, neste EmÁudio, vamos analisar o valor recuperável e valor contábil de uma unidade geradora de caixa, tá pessoal?
Então, o valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o valor mais alto entre o valor líquido de venda e o valor em uso, tá? Com a finalidade de determinar o valor recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a 1 ativo deve ser lida como referência a 1 unidade geradora de caixa. Bom turma, o valor contábil de uma unidade geradora de caixa deve ser determinado de maneira consistente, com o modo pelo qual é determinado o valor recuperável de uma unidade geradora de caixa.
O valor contábil de uma unidade geradora de caixa deve: 1º incluir o valor contábil somente daqueles ativos que podem ser atribuídos diretamente ou alocados em base razoável e consistente à unidade geradora de caixa e que gerarão as futuras entradas de caixa utilizadas para determinar o valor em uso da unidade geradora de caixa. Deve incluir também o ágio ou deságio gerado e relativo aos ativos em decorrência de uma aquisição ou subscrição, cujo fundamento seja a diferença entre o valor de mercado de parte ou de todos os bens do ativo e o respectivo valor contábil.
Além disso, não deve incluir o valor contábil de qualquer passivo reconhecido, a menos que o valor contábil da unidade geradora de caixa, galera, não possa ser determinado sem considerar esse passivo. Bom, isso ocorre porque o valor líquido de venda e o valor em uso de uma unidade geradora de caixa são determinados, excluindo se os fluxos de caixa que estão relacionados a ativos que não sejam parte da unidade geradora de caixa e passivos que foram reconhecidos nas demonstrações contábeis.
Daí, quando os ativos são agrupados para a avaliação de sua recuperabilidade, é importante incluir na unidade geradora de caixa todos os ativos que geram ou são utilizados para gerar o fluxo relevante de entradas de caixa. De outra forma, pessoal, a unidade geradora de caixa pode parecer ser totalmente recuperável quando de fato ocorreu uma perda por desvalorização.
Vou te dizer, em alguns casos, mesmo que alguns ativos contribuam para os fluxos de caixa futuros estimados de uma unidade geradora de... Ler mais