Áudio aula | 14 - Desvalorização em uma Unidade Geradora de Caixa | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos
CPC em Áudio: Ativos Corporativos

Olá, meus caros, como vocês estão? Tudo certo, né, gente? Bom, vamos iniciar neste momento o último em áudio dentro do tópico de unidades geradoras de Caixa.

Vamos estudar agora, mais especificamente a desvalorização de uma unidade geradora de caixa. Vem comigo, gente!

Uma desvalorização deve ser reconhecida para uma unidade geradora de caixa ou grupo da unidade geradora de caixa para o qual o ágio derivado de expectativa de resultado futuro ou o ativo corporativo tenha sido alocado, se e somente se o valor recuperável da unidade for menor do que o valor contábil da unidade. A desvalorização deve ser alocada para reduzir o valor contábil dos ativos da unidade ou o grupo de unidades, na seguinte ordem.

Galera, escuta só, primeiramente, para reduzir o valor contábil de qualquer ágio alocado à unidade geradora de caixa ou o Grupo de Unidades, e, a seguir, os outros ativos da unidade, proporcionalmente ao valor contábil de cada ativo da unidade ou grupo de unidades.

Essas reduções nos valores contábeis devem ser tratadas como perda por desvalorização de itens individuais dos ativos e reconhecidas ao alocar a perda por desvalorização, de acordo com o início deste em áudio. A entidade não deve reduzir o valor contábil de um ativo abaixo do valor mais alto na comparação entre seu valor líquido de venda, se este puder ser determinado, ou seu valor em uso, se este puder ser determinado e zero.

Bom turma, o valor da perda por desvalorização que de outra forma teria sido alocado ao ativo, deve ser alocado aos outros ativos da unidade ou grupo de unidades em base pró rata, se não for aplicável, estimar o valor recuperável de forma individual para cada ativo de uma unidade geradora de caixa.

Este pronunciamento determina a alocação arbitrária da perda por desvalorização entre os ativos dessa unidade, exceto o ágio derivado de expectativa de resultado futuro, porque todos os ativos de uma unidade geradora de caixa operam de forma conjunta.

Bom gente, se o valor recuperável de um ativo isolado não puder ser... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 01 - Redução ao valor Recuperável de Ativos - 14 - Desvalorização em uma Unidade Geradora de Caixa: SAIBA MAIS