Direito Administrativo EmÁudio: Poder Dever de Agir
Enquanto na esfera privada o poder é faculdade daquele que o detém, no setor público representa um dever do administrador, desde que se apresente a oportunidade de exercitar esse poder em benefício da coletividade. É o que a doutrina chama de poder dever de agir.
Uma vez que os poderes administrativos são conferidos como instrumentos para o atingimento de fins públicos, o agente não pode deixar de exercê-los, pois isso comprometeria o próprio atingimento dos objetivos previstos na lei que determinou ou autorizou a sua atuação. Não se admite, por exemplo, que um agente de trânsito, diante de um flagrante desrespeito aos limites de velocidade, deixe de exercer seu poder de polícia e não puna o motorista infrator. No caso, ele tem o poder dever de agir, uma vez que sua omissão poderia contribuir para a ocorrência de um acidente, com graves prejuízos para diversas pessoas da comunidade.
A omissão do agente diante de situações que exigem sua atuação caracteriza abuso de poder, que poderá ensejar, inclusive, respo... Ler mais