Contabilidade Geral EmÁudio: Fatos Contábeis - Parte I
Olá pessoal, estamos aqui firmes. Iremos agora entrar em um assunto bem bacana e que é importantíssimo para a prova de concursos. Vamos tratar dos fatos contábeis? Tá bom?
Primeiramente, porém, quero falar da diferença entre atos administrativos e fatos contábeis. Os atos administrativos não provocam alterações patrimoniais, galera, sejam quantitativas ou qualitativas e, por conta disso, não são evidenciados pela contabilidade. Posso citar como exemplo a realização de uma reunião ou a elaboração de um normativo interno. Esses atos administrativos não provocam alterações patrimoniais e, portanto, não são evidenciados pela contabilidade.
Vamos avançar, então, para os fatos contábeis. Os fatos contábeis provocam alterações no patrimônio da empresa e podem ou não alterar a situação líquida patrimonial. Veremos que essas alterações no patrimônio podem ser qualitativas ou quantitativas.
No âmbito da classificação dos fatos contábeis, temos três categorias: os fatos permuta positivos, os fatos modificativos e os fatos mistos. Vamos lá pra cada um deles, fatos permuta ativos representam, pessoal, como o nome sugere, permuta entre elementos patrimoniais. Assim, esses fatos não alteram o valor do patrimônio líquido. Fatos permuta positivos geram apenas variações qualitativas no patrimônio, mas não afetam a situação patrimonial líquida.
Vou dar um exemplo de fato permuta, vamos lá. Imagine uma empresa adquirindo um veículo à vista, pagando por meio de transferência bancária. Nesse caso, teremos primeiramente que incluir o veículo no patrimônio da empresa. Tal veículo fará parte do imobiliza... Ler mais