Criminologia EmÁudio: Síndrome da Mulher de Potifar
Bom dia, boa tarde, boa noite! Não importa a hora do nosso encontro, é sempre um prazer te ter por aqui. Tá bom? Bora aprender um pouco sobre a síndrome da mulher de Potifar. Já ouviu falar? Não? Então ouvidos bem abertos e foque em mim aqui.
A escolha pelo nome desta síndrome foi importada da Bíblia Sagrada, precisamente sobre a passagem constante no Livro de Gênesis, Capítulo 39, Versículos 6 a 20. É importante, pessoal, conhecer, ainda que resumidamente, a história de José, pois facilitará na compreensão deste estudo, tá bom? Para quem não conhece a história, farei breves comentários a título de síntese, tá legal?
José foi vendido por seus irmãos como escravo para servir no Egito. Ocorre que, com talentos e trabalhos, José foi galgando postos avançados naquele país até se tornar administrador dos bens de Potifar, oficial de faraó e capitão de guarda. Sendo assim, José passou a cuidar dos bens e da casa de Potifar.
A Bíblia narra que José era atraente e de boa aparência, mas Potifar era casado com uma mulher no mínimo assanhada para ser sutil, tá? Em diversas ocasiões convidava José para se deitar com ela. Ouça o que dizem os versículos 7, 8 e 9:
Versículo 7: "E depois de certo tempo a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou. Venha, deite-se comigo."
Versículo 8: "Mas ele se recusou e lhe disse: 'Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados'."
Versículo 9: "Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu então cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?"
Pessoal, ocorre que, em certa ocasião, a mulher de Potifar agarrou José e insistiu para que se deitasse com ela, momento em que José empreende fuga. Em um momento seguinte, gente, percebe ter deixado o manto na mão dela. É esse ponto da história que nos interessa. A mulher de Potifar, enfurecida por mais uma rejeição, resolve armar contra ele. Os próximos versículos resumem bem o desfecho. Versículos 13 a 20. Vou ler para você.
Versículo 13: "Quando ela viu que ao fugir ele tinha deixado o manto em sua mão".
Versículo 14: "Chamou os empregados e lhes disse... Ler mais