Criminologia EmÁudio: Processos de Criminalização
Amigo, beleza? Preparado para aprender mais um pouquinho? Que maravilha! Sorriso no rosto, coragem e som na caixa. Hora de falar sobre os processos de criminalização.
Jovem, o processo de criminalização corresponde ao conjunto de etapas de seleção penal, visando identificar e rotular abstratamente as condutas que merecem reprovação penal e, em atos seguintes, aplicar concretamente sanções penais sobre os sujeitos que praticarem condutas correspondentes às figuras penais típicas.
Os processos de criminalização se desenvolvem em duas etapas distintas: a criminalização primária e a criminalização secundária.
A Criminalização Primária, pessoal, representa o processo legislativo até a sanção presidencial, em rotular como crimes certas condutas. Em síntese, trata-se da criação de uma norma penal incriminadora, no Brasil, ao menos em regra, compete privativamente à União, legislar sobre direito penal, recaindo sobre o Congresso Nacional a tarefa de eleger quais condutas antissociais merecem reprovação penal. Logo, criminalização primária refere-se à criação do Direito Pe... Ler mais