Criminologia EmÁudio: Temas Controvertidos da Criminologia, Cárcere e Marginalidade Social - Realidade do Sistema Penitenciário Brasileiro e a Manipulação dos Números - Parte 1
Olá, seja muito bem-vindo a mais uma aula sobre criminologia para concursos. Como você está se sentindo hoje? Espero que esteja tudo ótimo para gente estudar bastante, pronto para dar continuidade à nossa matéria?
Então, vamos lá. Nesta aula começaremos a conversar sobre alguns temas controvertidos da criminologia, jovem. Vou precisar bastante da sua atenção, hein? Foque em mim!
Partindo do pressuposto de que a criminologia não é uma ciência exata, absoluta de certezas insofismável. Muitos assuntos estudados, alguns polêmicos até, são objetos de intensas discussões doutrinárias e políticas, algumas se valendo de bases empíricas e outras abusando do critério dedutivo e baseadas em ideologias.
Alguns temas, turma, são bem específicos e para fins de concursos públicos, se surgirem em seu edital, pode acreditar, certamente será cobrado. Gente, o fato da banca examinadora expor de forma específica alguns desses assuntos, alguns inclusive sendo colações de capítulos específicos de alguns livros, hein? Já demonstra a clara intenção de diagnosticar no candidato o respectivo saber.
Ah, fique ligado, tá? Considerando se tratar de temas extremamente espinhosos e controvertidos, é importante que o seu examinador deixe claro nas questões de concursos públicos qual a corrente de pensamento adotada, sob pena da questão ser passível de anulação. Ok?
Nesse sentido, sempre que possível, apontaremos questões que claramente são passíveis de anulação, por evidenciar posicionamento ideológico das bancas, adotando teses como se fossem fatos cientificamente comprovados, bem como questões que foram devidamente redigidas, fazendo remissões à corrente de pensamento ou ao pensador que pretendem cobrar do candidato.
Aí, meu amigo, minha amiga, mesmo considerando o fato de que algumas bancas evidenciam tendências ideológicas nos editais e provas, praticamente servindo como filtros para selecionar candidatos com posicionamentos político-ideológicos alinhados com a banca, é importante conhecer os principais posicionamentos de cada assunto a seguir, especialmente em concursos com fases dissertativa e oral.
Dito isto, vamos colocar a mão na massa, tá tudo na mesa, vamos lá! Quero começar pelo tema cárcere e marginalidade social, a realidade do sistema penitenciário brasileiro e a manipulação dos números. Antes de adentrarmos propriamente ao tema do sistema penitenciário, vale alertar que se trata de assunto dos mais polêmicos, tá, pessoal, por envolver argumentos de cunho ideológico, números contraditórios, conclusões parciais e abusos do critério dedutivo. Com isso, é importante se ater às fontes e autores que discutem o tema, pois em concursos públicos as bancas não costumam exigir dos candidatos opiniões pessoais ou constatações, mas costumam exigir conclusões conforme determinado pensador ou o órgão público responsável por algum dado estatístico.
Jovem, analisando o cenário carcerário brasileiro, fica fácil constatar a falência no sistema penitenciário, seja por c... Ler mais