Criminologia EmÁudio: Teorias Criminológicas em Espécie - Escola de Chicago (Parte 1)
E aí, meu amigo! Olha, independente da hora, espero que você esteja pronto para mais um EmÁudio que vai auxiliá-lo no entendimento da nossa matéria. Nesse EmÁudio, vamos estudar as Teorias Criminológicas em Espécie. Tá legal? Foca em mim!
Começaremos jovem , pela Escola de Chicago. A Escola de Chicago é a grande propulsora da sociologia americana moderna, iniciando nas décadas de 1920 e 1930, por meio dos estudos da sociologia das grandes cidades, apresentado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago diante do crescimento da criminalidade na mencionada cidade. Com a Revolução Industrial, houve o crescimento dos centros urbanos e, ao mesmo tempo, o crescimento da criminalidade. Com isso, a Escola de Chicago voltou sua atenção para os estudos dos meios urbanos, chegando à conclusão de que o meio ambiente influenciava a conduta criminosa.
Olha só, logo concluíram também que o crescimento da população nas cidades representava um crescimento na criminalidade. Que loucura isso? A ideia,gente, é que as pessoas acabavam, mais cedo ou mais tarde, sendo contaminadas pelo meio social em que conviviam por meio do convívio com os semelhantes que apresentavam comportamentos criminosos. Com a convivência, passavam a enxergar todo aquele ambiente criminoso com naturalidade e, consequentemente, passavam também a delinquir.
Logo, é correto concluir que, à luz da Escola de Chicago, a cidade era responsável por produzir a criminalidade. Vejam só, considerando o fato de existirem regiões na cidade de Chicago que proporcionavam também ambientes mais calmos e pacíficos, reforçou-se a ideia de que o ambiente de convivência poderia contribuir para o crescimento ou diminuição da delinquência.
Aí pessoal, podemos destacar, como características da Escola de Chicago, as seguintes: valia-se do método empírico, trabalhava com a observação dos fatos concretos, apresentava finalidade pragmática, tentava explicar as causas do delito de forma específica ... Ler mais