Criminologia em Áudio: Teorias Criminológicas em Espécie - Teoria da Associação Diferencial da Aprendizagem ou da Social Learning (Parte 4)
Bom dia, boa tarde, boa noite! Olha, não importa a hora do nosso encontro, é sempre um prazer te ter por aqui. Meu caro amigo vamos continuar os estudos sobre as teorias criminológicas em espécie? Me acompanhe então. Começaremos esse nosso EmÁudio falando da Teoria do condicionamento operante, teoria similar àquela que falamos no finalzinho do áudio anterior. Lembra? A teoria da identificação diferencial. Esta surgiu nos anos de 1960 por meio dos estudos de Robert Burgers e Ronald Akers, que defendiam a ideia de que a conduta delinquente é fruto das experiências passadas do indivíduo, derivando de uma série de estímulos contínuos que o indivíduo recebe ao longo da vida.
Segundo esses autores, o processo de aprendizagem é otimizado pelo que chamaram de princípios psicológicos de condicionamento operante, podendo ser positivos ou negativos. Condutas podem ser reforçadas e estimuladas por meio de princípios de condicionamento positivos, a exemplo do pai que premia o filho com gratificações por praticar boas ações, ou negativos, como em casos de abusos familiares em que filhos são castigados por qualquer comportamento, sendo capaz de estimular as vítimas a se tornarem criminosas no futuro.
A Teoria do Vampiro, essa é similar às teorias que estudamos anteriormente. Porém, volta as atenções para casos de vítimas de abusos, estabelecendo que vítimas de violência sexual na infância, a título de exemplo, são propensas a serem também abusadoras e violentas na vida adulta. Não raras as vezes, vítimas de abusos acabam se tornando abusadores na vida adulta. Daí a expressão "vampiro", personagem folclórico cujo poder é de sugar o sangue de suas vítimas e mantendo-as vivas, terá o poder de transformá-las também em vampiros. Interessante, não é?
Bora para a próxima! Teoria do Reforço Diferencial. Jovem, essa teoria é pautada na ideia de que o comportamento criminoso está em processo de constante interação com o meio social em que se insere, com a incid... Ler mais