Áudio aula | 22 - Texto do documento | Manual de Redação da Presidência da República | EmÁudio Concursos

Texto do documento

O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

1- Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

Letra A) Introdução

Em que é apresentado o objetivo da comunicação, evite o uso das formas "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que". Prefira empregar a forma direta "Informo", "Solicito" e "Comunico".

Letra B) Desenvolvimento

Em que o assunto é detalhado, se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição.

Letra C) Conclusão

Em que é afirmada posição sobre o assunto.

2- Quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada:

Letra A) Introdução

Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento, se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, ... Ler mais

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