Áudio aula | 12 - Criminologia Ambiental e Teorias | Criminologia | EmÁudio Concursos

Criminologia EmÁudio: Criminologia Ambiental e Teorias

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Olhe, independente da hora, espero que você esteja pronto para mais um áudio que vai auxiliá-lo no entendimento da nossa matéria. Hora de falar da criminologia ambiental e teorias. Preparado? Então cola em mim.

Pessoal, a chamada criminologia ambiental analisa a criminalidade e o processo de vitimização, considerando o espaço e a respectiva interação entre ambos os fatores. Analisa como o ambiente proporciona oportunidades para a criminalidade. Segundo Jacobs e Newman, são objetos de estudo da criminologia ambiental: alvos do crime, processos de vitimização, lugares do crime e suas características.

Agora, jovem, perceba que o enfoque não recai sobre a explicação dos motivos pelos quais os criminosos são formados como tais. A investigação recai sobre as circunstâncias que permearam o ato criminoso. A preocupação não recai sobre quem praticou o crime, mas sim em como o delito é praticado.

Então, turma, a partir desta noção, surgem algumas teorias como desdobramentos da criminologia ambiental. Bora bater um papo sobre elas? Vamos juntos, então! Olha, a primeira teoria é a teoria das atividades rotineiras (Routine Activities Theory). Jovem, segundo a teoria das atividades rotineiras, para que o ambiente esteja propício para o cometimento de um crime, é necessária a convergência de espaço e tempo em ao menos, três elementos. Confira isso comigo:

1. Agressor provável: o que que é isso? O criminoso motivado por alguma doença ou pela ganância, vontade de lucro fácil, desorganização social e por aí vai.

2. Alvo adequado: confunde-se gente, com o objeto do crime, tá? Podendo ser uma pessoa, local ou objeto. A noção do valor do alvo pelo criminoso pode aumentar ou diminuir o risco da ocorrência do crime. E mais uma:

3. Ausência de guardião ou vigilância adequada capaz de evitar o delito, quer dizer, trata-se de pessoas, agentes estatais ou instrumentos pré-ordenados para a defesa de alguém ou de algo. Podendo ser formal (polícia, guardas) ou informal (segurança particular, cerca elétrica, etc).

Outra teoria é a teoria da escolha racional (rational choice theory). A ideia da teoria da escolha racional é se colocar no lugar do criminoso,sabe, hipoteticamente falando, como forma de diagnosticar suas motivações para o crime. Pensa como criminoso, né? Ou seja, volta as atenç... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Criminologia - Teorias Sociológicas - 12 - Criminologia Ambiental e Teorias: SAIBA MAIS