Homônimos e parônimos
Pessoal, muitas vezes temos dúvida no uso de vocábulos distintos provocados pela semelhança ou mesmo pela igualdade de pronúncia ou de grafia entre eles, é o caso dos fenômenos designados como homonímia e paronímia.
A homonímia é a designação geral para os casos em que as palavras de sentidos diferentes têm a mesma grafia ou a mesma pronúncia, os homônimos homófonos.
Os homógrafos podem coincidir ou não na pronúncia, como nos exemplos: quarto (aposento) e quarto (ordinal), manga (fruta) e manga (de camisa) em que temos pronúncia idêntica e apelo, pedido e apelo com o "e" aberto na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo apelar; consolo, alívio e consolo com o "o" aberto na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo consolar com pronúncia diferente.
Os homógrafos de idêntica pronúncia diferenciam-se pelo contexto em que são empregados.
Não há dúvida, por exemplo, quanto ao emprego da palavra "são" nos três sentidos:
Letra A) Verbo ser, terceira pessoa do plural do presente;
Letra B) Saudável;
Letra C) Santo.
Palavras de grafia diferente e de pronúncia igual (homófonos) geram dúvidas ortográficas, caso por exemplo, de acento com "C" e assento com dois "S"; coser com "S" e cozer com "Z"; dos prefixos ante - (tracinho) e anti - (tracinho) e etc.
Aqui o contexto não é suficiente para resolver o problema, pois sabemos o sentido, a dúvida é quanto às letras.
Sempre que houver incerteza, não hesite em consultar a lista adiante, o vocabulário ortográfico da língua portuguesa (Volp), algum dicionário ou manual de ortografia. Beleza gente?
Já o termo paronímia designa o fenômeno que ocorre com palavras semelhantes, mas não idênticas tá, quanto a grafia ou a pronúncia, é fonte de muitas dúvidas, como entre descrição (ato de descrever) e discrição (qualidade do que é discreto); retificar (corrigir) e ratificar (confirmar).
Como não interessa aqui aprofundar a discussão teórica da matéria, restringimo-nos a uma lista de palavras que costumam suscitar dúvidas de grafia ou sentido. Procuramos incluir palavras e expressões que, com mais frequência pessoal, provocam dúvidas na elaboração de textos oficiais, com o cuidado de agregá-las em pares ou em pequenos grupos formais.
Então, vamos lá.
A) A preposição é utilizada em expressões que indicam futuro ou distâncias relativas; "a" com "h" - verbo haver é usado em expressões que indicam tempo transcorrido, vamos conferir exemplos:
Terminaremos daqui a duas horas. (sem h)
O lançamento do satélite ocorrerá daqui a duas semanas. (sem h)
O estacionamento fica a um quilômetro daqui. (sem h)
Tais fatos aconteceram há dez anos. (com o h)
Terminamos há duas horas. (com h)
Quando é empregado para designar tempo passado, o verbo haver dispensa o uso da palavra "atrás", ouça o exemplo:
Há dois anos atrás, estive em Brasília. (então a gente corta o atrás)
Há dois anos, estive em Brasília. (forma pleonástica)
TocarConheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Manual de Redação da Presidência da República - Capítulo III - 79 - Homônimos e parônimos: SAIBA MAIS