Criminologia EmÁudio - Teoria do Autocontrole (Self control), teoria da Graxa Sobre Rodas, Teoria do Delito como Eleição e a Teoria Behaviorista ou do comportamentalismo.
Fala, meus caros, tudo bem? Como estão os estudos? Foco, hein? Vamos começar nossa aula falando da teoria do autocontrole, Self control, preparado? Vamos lá, então!
Cunhada por Gottfredson e Hirschi, a teoria do autocontrole procura aperfeiçoar a noção de escolha racional da escola clássica. Livre arbítrio, somada com o aperfeiçoamento do determinismo da escola positivista. Entendem que, em regra, o que difere um criminoso de um não criminoso é justamente o autocontrole que este último possui contra os próprios impulsos para a prática de delitos. O criminoso seria um ser com baixa resistência contra as vontades criminosas, que possui. Muito bem, jovem, considerando o fato de que a maioria dos crimes não exigem grandes esforços ou meticulosos planejamentos, apenas seres de fraco autocontrole estariam propensos à criminalidade. Tal teoria considera que crimes praticados por organizações criminosas seriam excepcionais.
Então, turma, com isso, essa teoria sugere que o delinquente seria um sujeito impulsivo, perseguidor de gratificações e recompensas imediatistas, ostentando a tendência de praticar uma gama ampla de condutas desviadas criminosas (furtos, roubos, agressões, etc.) e condutas desviadas não criminosas (consumo de drogas e álcool, por exemplo). Problemas com o autocontrole podem ter sido gerados por problemas e falta de orientação na infância.
Gente, segundo os autores desta teoria, o autocontrole se fixa em uma idade muito prematura, aos oito ou dez anos, mantendo-se desde então relativamente constante ao longo da vida do indivíduo. Então, pessoal, concluindo, em seguida, que uma educação familiar incorreta ou errática, ou, em menor medida, o fracasso escolar, podem determinar o baixo autocontrole do indivíduo. Deu para entender? Bora seguir?
Outra teoria importante que você precisa conhecer é a teoria da graxa sobre rodas. Teoria de quê, professor? Calma, meu jovem, relaxa esse coraçãozinho que eu vou te explicar. Teoria da graxa sobre rodas, é isso mesmo! Essa teoria, pessoal, constitui verdadeira aberração importada da área da economia, não pertence ao direito e não foi introduzida por meio de métodos científicos na criminologia. Vale frisar que este tema já foi cobrado em concurso público, sendo posteriormente anulada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, sob o argumento de que o tema não estava previsto no edital e se tratava de assunto completamente desconhecido pelos tribunais superiores. Ainda assim, considerando a criatividade e a ma... Ler mais