Áudio aula | 60 - Erros de paralelismo | Manual de Redação da Presidência da República | EmÁudio Concursos

Erros de paralelismo

Turma, uma das convenções estabelecidas na linguagem escrita consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica.

(Moreno Guedes, 1988, página 74).

O que se chama de paralelismo, assim incorrem-se em erro ao conferir forma não paralela a elementos paralelos.

Forma errada: Pelo ofício circular, (virgula) recomendou-se aos ministérios economizar energia e que elaborassem planos de redução de despesas.

Gente, nessa frase temos nas duas orações subordinadas que completam o sentido da principal, duas estruturas diferentes para ideias equivalentes.

A primeira oração, economizar energia é reduzida de infinitivo, enquanto a segunda que elaborassem planos de redução de despesas é uma oração desenvolvida, introduzida pela conjunção integrante que há mais de uma possibilidade de escrevê-la com clareza e correção.

Uma seria a de apresentar as duas orações subordinadas como desenvolvidas, introduzidas pela conjunção integrante que;

Forma correta: Pelo ofício circular, (virgula) recomendou-se aos ministérios que economizassem energia e que elaborassem planos para redução de despesas.

Outra possibilidade, as duas orações são apresentadas como reduzidas de infinitivo.

Forma correta: Pelo ofício circular, (virgula) recomendou-se aos ministérios economizar energia e elaborar planos para redução de despesas.

Nas duas correções, respeita-se a estrutura paralela na coordenação de orações subordinadas.

Mais um exemplo de frase inaceitável na norma padrão.

Forma errada: No discurso de posse, (virgula) mostrou determinação, (virgula) não ser inseguro, (virgula) inteligência e ter ambição. (ponto final)

Pessoal, o problema aqui decorre de coordenar palavras, substantivos com orações reduzidas de infinitivo.

Para tornar a frase clara e correta, pode-se optar por transformá-la em frases simples, substituindo as orações reduzidas por substantivos, confira o exemplo.

Forma correta: No discurso de posse, (virgula) mostrou determinação, (virgula) segurança, (virgula) inteligência e ambição. (ponto final)

Ou então gente, pode-se optar por empregar a forma oracional reduzida uniformemente, confira.

Forma correta: No discurso de posse, (virgula) mostrou ser determinado e seguro, (virgula) ter inteligência e ambição. (ponto final)

Agora, atentemos ainda para o problema inverso, o falso paralelismo qu... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Manual de Redação da Presidência da República - Capítulo III - 60 - Erros de paralelismo: SAIBA MAIS