Áudio aula | 04 - Principais títulos e valores mobiliários: Ações - Parte 2 | Conhecimentos Bancários | EmÁudio Concursos

Conhecimentos Bancários EmÁudio: Principais Títulos e Valores Mobiliários, Ações Parte II

Bom dia, Boa tarde, Boa noite, tudo certo! Fico feliz em te terem mais uma aula em áudio preparado para aprender mais um pouquinho. Vamos continuar falando de under right beleza. Vamos juntos, jovem. Na operação de Under Right, a instituição financeira subscritora oferece diferentes modalidades para a sociedade anônima emitente de novas ações.

Ouça bem, primeira modalidade: puro ou firme. Nesta modalidade, a subscritora assume amplamente o risco da colocação das ações no mercado, pois este modelo prevê a integração total das novas ações por parte dela. Isto é, a subscritora adquire de antemão todas as novas ações da empresa emitente, com um pequeno desconto, taxa de deságio, e assume a venda destas ações pelo preço integral, podendo ter o lucro equivalente à diferença spread entre o preço que pagou e vendeu. 

Segunda modalidade: residual. Neste modelo, a subscritora promove a colocação das ações no mercado por um prazo determinado e quando este se encerrar, ela subscreve a parcela de ações não vendidas. Em outras palavras, a subscritora coloca as ações para a venda e se, depois de um prazo, não conseguir vender tudo, ela adquire o restante temporariamente.

Terceira modalidade: Melhor Esforço (Best Effort). A Ford, subscritora, se compromete a se esforçar ao máximo para a colocação das novas ações emitidas. Caso não consiga vender todas, devolve as demais ações que sobrarem. A empresa emitente, quarta e última modalidade, é a oferta de ações no Brasil e no exterior, podendo seguir quaisquer das modalidades que eu falei anteriormente. Tá bom, tranquilo até aqui. 

Vou prosseguir, muito bem jovem. Agora é preciso conversar com você sobre alguns conceitos importantes que você precisa ter em mente na hora da sua prova. Me acompanhe. Você já ouviu falar em IPO? Deixa que eu te apresento. A sigla IPO, traduzindo do inglês, significa oferta pública inicial e representa a primeira vez que uma empresa realiza uma oferta pública de ações por meio de under right, fazendo a sua entrada no mercado.

Logo, evidentemente, o IPO de uma empresa ocorre uma única vez, pois é a primeira vez que os proprietários dela renunciam de parte de sua propriedade em favor de acionistas. Em geral, outro conceito importante é o de follow on. As novas ofertas públicas de ações posteriores ao IPO recebem o nome de follow on. Alguns a chamam também de emissão secundária de ações.

Embora seja incomum, a oferta pública de aquisição, conhecida pela sigla OPA, é a saída da empresa do mercado ou a troca do seu controle acionário ocorre quando um dos atuais acionistas pretende comprar uma participação ou todas as ações de uma companhia listada na Bolsa de Valores. O objetivo pode ser ter algum controle sobre o negócio ou pode ocorrer quando a co... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Conhecimentos Bancários - Mercado de Capitais - 04 - Principais títulos e valores mobiliários: Ações - Parte 2: SAIBA MAIS