Conhecimentos Bancários EmÁudio: Instrumentos Não Convencionais de Política Monetária: Depósito Remunerado junto ao Banco Central - Parte Um
E aí, pessoal, tô chegando, hein? Preparado para continuar nossos estudos sobre os instrumentos não convencionais de política monetária? Aumenta esse som e vem comigo.
No áudio anterior, conhecemos o Quantitative Easing, né? Agora vou te mostrar outro instrumento não convencional de política monetária: o depósito remunerado junto ao Banco Central, olha que bacana. Atualmente, o Banco Central dispõe de três ferramentas clássicas para controlar a quantidade de dinheiro em circulação. Vou te falar quais são elas.
Primeiro, temos a compra e venda de títulos por meio de operações compromissadas. Temos também a fixação da taxa de desconto, cobrada para punir bancos que não cumprem requisitos de capital mínimo. E, por fim, os depósitos compulsórios, quantia que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central.
Dessas ferramentas, as operações compromissadas são as mais utilizadas. Já os depósitos voluntários permitem ao Banco Central enxugar o excesso de moeda na economia.
Presentes no Fed, o sistema de Reserva Federal de bancos centrais dos Estados Unidos e no Banco Central Europeu os depósitos voluntários remunerados funcionam como um mecanismo complementar que permite o enxugamento da liquidez sem o uso de títulos públicos.
Nessa ferramenta, as instituições financeiras depositam voluntariamente no Banco Central parte d... Ler mais