Conhecimentos Bancários EmÁudio: Política Monetária - Parte Um
Olá! Tudo bem por aí? Animado para mais uma aula? Que bom! Gente, nesse áudio vamos continuar nossos estudos sobre política monetária. Tá bom? Aumenta o som aí e vem comigo.
Muito bem. A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica: o governo, o Banco Central e o Parlamento.
Já a política monetária diz respeito à atuação das autoridades sobre a quantidade de moeda e crédito em circulação e das taxas de juros visando a controlar a liquidez da economia, ou seja, pessoal, são as ações das autoridades para controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, controlando assim a inflação.
Manter a inflação sob controle ao redor da meta é objetivo fundamental do Banco Central. A meta para a inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Tranquilo até aqui? Que legal! A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.
Para alcançar esse objetivo, o Banco Central utiliza a política monetária, política que se refere às ações do Banco Central, que visam a afetar o custo do dinheiro, a taxa de juros e a quantidade de dinheiro na economia. No caso do Banco Central, o principal instrumento da política é a taxa Selic, decidida pelo Copom.
A taxa Selic afeta outras taxas de juros na economia e opera por vários canais que acabam por influenciar o comportamento da inflação. Manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária do Banco Central pode fazer para o crescimento sustentável e a melhora nas condições de vida da população.
Nossa professor, quanta coisa, né? Sim, jovem. Mas tem certeza de que você está conseguindo aprender tudinho. Vamos continuar então.
Ler mais