Realidade Brasileira EmÁudio: Domínios Morfo Climáticos
Parte um, Fala aí, turma! Tudo bem, gente. Vamos agora ao nosso resumo. Direcionado, né? Onde separei os pontos mais importantes deste capítulo para que você consiga extrair aquilo que é mais valioso e cobrado pelas bancas. Tá bom, vamos lá! O que são domínios, morfoclimáticos aí? Quem sabe eu te digo os domínios, morfoclimáticos são uma forma de classificação e entendimento de diferentes regiões do Brasil, com base na forma da paisagem e nas características do clima, né?
Desse modo, os domínios morfoclimáticos levam em consideração a forma do terreno e o clima para classificar diferentes áreas do Brasil. Pegou aí ótimo! Mais uma. Agora eu quero saber o que é domínio amazônico. Isso mesmo domínio amazônico. Vamos lá características climáticas, precipitação, domínio amazônico gente é conhecido por seu clima equatorial por estar próximo à linha do equador úmido, com alta pluviosidade ao longo de todo o ano.
Em outras palavras, podemos afirmar que a região recebe uma grande quantidade de chuvas, com precipitações frequentes e intensas. Temperatura: bom as temperaturas no domínio mofo climático amazônico são elevadas durante todo o ano. As médias anuais podem variar entre vinte e três e vinte seis graus centígrados é válido citar que as oscilações sazonais de temperatura são baixas e também há pouca variação de temperatura entre as diferentes estações do ano.
Aí, pessoal, agora vamos falar da umidade. Umidade relativa do ar é alta na região amazônica, quase sempre está acima dos oitenta por cento. Isso aí por ser uma região com uma densa floresta, a evapotranspiração. Isso mesmo que você ouviu evapotranspiração. O processo de evaporação da água do solo e transpiração das plantas com a transferência de água para a atmosfera acontece de forma muito intensa, o que torna a região bastante úmida.
Insolação: Apesar de ser uma região equatorial pessoal, onde há maior incidência solar, a cobertura vegetal das árvores com copas altas e densas proporciona sombra ao solo e tem papel importante na regulação da temperatura local. Aí tá conseguindo anotar tudo certo. Vamos agora então às características morfológicas. Relevo bom O domínio amazônico apresenta um relevo predominantemente plano, com presença de planícies aluviais, terras baixas e depressões.
Rio Amazonas e seus afluentes formam uma extensa rede de rios sinuosos lagos e igarapés que caracterizam a região. Solo: Os solos na região amazônica são majoritariamente de origem aluvial, ou seja, formados por sedimentos carregados pelos rios solo amazônico pessoal, ... Ler mais