Realidade Brasileira EmÁudio: Faixas de Transição Parte Dois
Opa, Cheguei e aí tudo certo? Bom, dando continuidade ao resumo de faixas de transição, vamos começar com o bioma Caatinga Vem Comigo. Turma, o bioma da caatinga é exclusivamente brasileiro. Isso mesmo. Localizado principalmente na região nordeste do país, abrange cerca de dez por cento do território nacional. É um bioma semiárido caracterizado por uma vegetação adaptada à escassez de água e condições climáticas áridas. Possui condições climáticas ainda mais severas que as do cerrado.
A vegetação da caatinga é composta principalmente por arbustos, árvores de pequeno porte e cactos. Isso mesmo, as plantas possuem adaptações especiais para enfrentar a falta de água, como raízes longas e profundas, folhas espessas e ceras e troncos e galhos que armazenam água durante os períodos de seca. Boa parte das plantas da região perde suas folhas e retoma seu crescimento quando a chuva retorna.
A fauna da caatinga também é rica e adaptada às condições extremas do ambiente. Os rios intermitentes são características marcantes da caatinga. Isso significa que durante o período chuvoso esses rios temporários se enchem de água, proporcionando a vida para plantas e animais.
OK, Gente! Vamos para o bioma Mata Atlântica A Mata Atlântica é um bioma costeiro e florestal que se estende ao longo da costa leste do Brasil, abrangendo também partes do Paraguai e da Argentina. Se liga só, é considerado um dos ecossistemas mais diversos do mundo e é reconhecido como um hotspot de biodiversidade, com uma grande quantidade de espécies endêmicas.
Hotspots, gente, são as áreas com pelo menos mil e quinhentas espécies endêmicas, ou seja, exclusivas daquela região e que já perderam mais de dezessete por cento de sua vegetação original. No Brasil, dois biomas podem ser co... Ler mais