Áudio aula | 06 - Ecossistemas- parte 1 | Bloco 8: Conteúdo Completo | EmÁudio Concursos

Realidade Brasileira EmÁudio: Ecossistemas Parte Um

Opa, voltei! Legal saber que você está aí. Estamos começando, turma. Nosso resumo sobre ecossistemas, vem comigo, aumenta o volume. Aí eu começo falando que os ecossistemas podem ser definidos como sistemas naturais, formados pela interação entre organismos vivos como plantas, animais e microorganismos. Tá bom, e seu ambiente físico, como o solo, a água, ar e clima.

Ok, gente, essas interações acontecem de maneira complexa e contínua, criando aí um equilíbrio dinâmico entre os seres vivos e os recursos disponíveis. Cada ecossistema é único com suas características específicas, que determinam quais espécies podem sobreviver e como elas interagem entre si e com o ambiente. Essas interações, pessoal, podem incluir cadeias alimentares, competição por recursos, relações simbióticas, como mutualismo e parasitismo, e ciclos de nutrientes. Os ecossistemas podem variar em tamanho e complexidade.

Vamos anotar, então pega a caneta e o papel. Aí, ecossistemas terrestres e aquáticos, vamos lá? Como é que é isso aí? As diferenças entre os ecossistemas terrestres e aquáticos estão relacionadas principalmente aos elementos físicos e às adaptações das espécies que os habitam. Entre as principais diferenças estão, escuta só, meio ambiente físico. Os ecossistemas terrestres são caracterizados pelo solo, relevo, clima e disponibilidade de luz solar.

Tá, galera. Eles apresentam uma variedade de tipos de solo, ok, como areia, argila, solo fértil, entre outros. A disponibilidade de água pode variar significativamente, desde desertos áridos até florestas úmidas. Já os ecossistemas aquáticos, por óbvio, são definidos pela presença de água, que pode ser doce de rios, lagos ou salgada. Oceanos, mares. A composição química da água, incluindo salinidade, pH e nutrientes, é um fator importante para os ecossistemas aquáticos. Não é mesmo?

Vamos para os organismos e adaptações. Bom. Os ecossistemas terrestres são dominados por organismos adaptados à vida em terra, como plantas com raízes, caules e folhas, bem como animais terrestres como mamíferos, répteis e aves. Esses organismos, turma, desenvolveram adaptações específicas para lidar com a disponibilidade de água, variações de temperatura, movimentação no solo e obtenção de nutrientes.

Agora, por outro lado, os ecossistemas aquáticos são habitados por organismos adaptados à vida na água, como peixes, algas, crustáceos e plantas aquáticas. Esses organismos evoluíram ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Bloco 8: Conteúdo Completo - Biomas - 06 - Ecossistemas- parte 1: SAIBA MAIS