Áudio aula | 08 - Pirâmide Etária | Bloco 8: Conteúdo Completo | EmÁudio Concursos

Realidade brasileira EmÁudio: Pirâmide etária

Olá pessoal vamos falar sobre pirâmide etária. É uma representação gráfica Informações sobre a estrutura demográfica de uma determinada região Pirâmide triangular com a base mais larga topo mais estreito. Representada por uma barra horizontal cujo comprimento indica a proporção da população naquela faixa a posição das barras é determinada pelo sexo e a largura da Barra pode indicar diferenças na proporção entre os sexos em uma determinada idade.

Um exemplo, por outro lado turma um país com uma população envelhecida terá uma pirâmide etária que mais retangular com uma proporção relativamente igual de jovens idosos esse tipo de representação gráfica é extremamente útil para identificar tendências demográficas planejar políticas públicas e compreender os desafios sociais e econômicos que uma sociedade pode enfrentar com base nas distribuição etária de sua população.

Vamos agora para interpretação da pirâmide etária para interpretar uma pirâmide etária é importante observar a forma geral da estrutura como já citado anteriormente uma pirâmide com uma base larga indica que uma população jovem enquanto uma pirâmide mais retangular sugere uma população mais equilibrada em termos de idade por fim pessoal uma pirâmide com uma base estreita e um tôpo largo indica uma população envelhecida.

Além disso é possível identificar as faixas etárias predominantes em uma pirâmide etária geralmente as pirâmides são divididas em grupos de cinco anos como zero a 4 anos, cinco a nove anos, 10 a 14 anos, e assim por diante atenção para determinar as faixas etárias predominantes é necessário observar as barras horizontais correspondentes a cada grupo de idade e comparar... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Bloco 8: Conteúdo Completo - População - 08 - Pirâmide Etária: SAIBA MAIS