Áudio aula | 09 - Referências | Informática | EmÁudio Concursos

Informática EmÁudio: Referências

Olá, meus amigos, como vocês estão? Vamos falar um pouco mais sobre referências? O que acham?

O assunto autopreenchimento é excelente para introduzir o assunto referência relativa, absoluta ou mista, mas eu preciso que vocês dominem esse tema com muita qualidade.

Acho que é um pouco intuitivo entender o deslocamento de fórmulas quando fazemos o autopreenchimento, mas existem casos mais complexos. Estes casos, aconselho que vocês anotem o passo a passo da explicação para que fique mais fácil de compreender. Vamos a eles.

Quando nós copiamos uma fórmula entre células no Excel, deve-se aplicar a referência relativa nas células referenciadas na fórmula inicial, na mesma proporção do tamanho do deslocamento. Então, vamos lá. Da coluna B para a coluna E, nos deslocamos 3 colunas para a direita, enquanto da coluna 2 para a linha 10, nos deslocamos 8 linhas para baixo. Portanto, precisamos repetir este mesmo deslocamento dentro da fórmula. Vem comigo.

Imaginem que nós escrevemos na célula B2 a seguinte fórmula, igual D2 mais D8. Se nós copiarmos esta fórmula e colarmos na célula E10, ou seja, 3 colunas para a direita e 8 linhas para baixo, como ficaria a fórmula? Vamos por partes. Começando pela coluna D2 mais D8, ambas células estão na coluna D. Se andarmos 3 para a direita, chegaremos na coluna G, correto?

Então, até o momento do raciocínio, nossa fórmula mudou para G2 mais G8.

Indo agora para as linhas, as células que estão sendo utilizadas no cálculo estão nas linhas 2 e 8. Deslocando 8 linhas para baixo, chegaremos nas linhas 10 e 16, ou seja, nossa fórmula ficou G10 mais G16.

Assim sendo, meus amigos, caso a gente escreva na célula B2 a fórmula igual D2 mais D8, copie e cole na célula E10, a nova fórmula ficará igual G10 mais G16, pois a fórmula acompanha a modificação. Ah, e só ocorreu a referência relativa porque nós copiamos, tá? Se tivéssemos recortado, a fórmula seria idêntica, ou seja, D2 mais D8.

É muito importante entender este passo, pois iremos aumentar a dificuldade progressivamente. Minha sugestão sempre será vocês testarem o que eu acabei de dizer no próprio Excel.

Agora quero que vocês vejam um caso de referência absoluta.

Imaginem que a gente escreveu na célula B3 a seguinte fórmula, igual cifrão A cifrão 3 mais cifrão B cifrão 2. Este aqui é o exemplo mais fácil. Como ambas as células da fórmula estão travadas pela referência absoluta por causa dos cifrões, não importa onde a gente colhe a fórmula, ela sempre será igual cifrão A cifrão 3 mais cifrão B cifrão 2, em qualquer célula.

Mas que tal a gente variar o exemplo desde já? Se ao invés de escrevermos a fórmula como no exemplo anterior, nós tirássemos os cifrões de A, ou seja, a fórmula ficaria igual A3 mais cifrão B cifrão 2.

Neste ponto, eu quero que vocês já comecem a prestar atenção em cada elemento da fórmula. Percebam que A3 sofrerá referência relativa, enquanto cifrão B cifrão 2 permanecerá inalterado ao ser copiado e colado, pois continua com os cifrões. Logo, ao d... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Informática - Excel - 09 - Referências: SAIBA MAIS