Português EmÁudio: Ortografia S ou Z, J ou G, X ou C, H
E aí, jovem? Vamos seguir com a engenharia reversa nas regras de Ortografia?
Agora, estudaremos MAIS situações de USO DE “S” E DE “Z”. E, pra isso, apresentarei a você DUAS frases de UMA vez só:
A PRIMEIRA é sobre o USO DO “S”, e a SEGUNDA é sobre o USO DO “Z”.
1ª-“TERESINHA, filha de CAMPONÊS INGLÊS, se arrumou de maneira IMPROVISADA.
”2ª-“A MULHERZINHA não fez a LIMPEZA, ATERRORIZADA pela EMBRIAGUEZ do marido.”
Uhn, temos aqui IMPORTANTES regras. Vale a pena estudá-las com ATENÇÃO e treiná-las BASTANTE. Vamos lá?
—TERESINHA, por que você é escrita com “S”? E MULHERZINHA, por que você é escrita com “Z”? Bem, estamos diante de uma demanda de compreensão dos critérios do emprego do “S” ou do “Z” nos DIMINUTIVOS.
Então, vamos revisar ISSO primeiro.
Usa-se o SUFIXO indicador de diminutivo “INHO” ou “INHA”COM “S”, quando esta letra FIZER PARTE do radical da PALAVRA DE ORIGEM. E,COM “Z”, quando a palavra de origem NÃO tiver o RADICAL TERMINADO em “S”.
Ou seja: “Teresinha” se grafa com “S”, porque o nome “TERESA” tem “S” no seu radical. E, já que a palavra “MULHER” NÃO tem “S”, logo, o seu diminutivo será “mulherzinha” com “Z”.
Deu pra entender? Dou mais dois exemplos pra você.
A palavra “CASA” tem “S” no seu radical. Logo, seu diminutivo será “casinha” escrita com “S”. A palavra “PÃO” NÃO tem “S”. Então, o diminutivo de “pão” será “pãozinho”, grafado com “Z”.
—IMPROVISADA, por que você é escrita com “S”? E ATERRORIZADA, por que você é escrita com “Z”?
Desta vez, a pauta é terminação verbal, em “ISAR” com “S” ou “IZAR” com “Z”.
A regra é BEM parecida com a dos diminutivos. Quando a letra “S” FIZER PARTE do RADICAL DA PALAVRA DE ORIGEM, as palavras derivadas SERÃO escritas com “S”.E, se a palavra de origem NÃO tiver o RADICAL TERMINADO EM “S”, as palavras derivadas serão escritas com “Z”.
Sendo assim, “improvisar” e “improvisada” se grafam com “S”, pois “IMPROVISO” tem “S”. Mas, como “TERROR” não tem “S”, “aterrorizar” e “aterrorizada” são escritas com “Z”.
Outros exemplos: A palavra “ANÁLISE” tem “S”, logo, o verbo “analisar” se escreve com “S”. “PESQUISA” tem “S”, logo, o verbo “pesquisar” se grafa com “S”. Apalavra “ÚTIL” NÃO tem “S”, logo, “utilizar” se grafa com “Z”. “ECONOMIA” NÃO tem “S”, logo, “economizar” se grafa com “Z”.
Só tenha CUIDADO com “catequESE” e “catequIZAR”, que vão na CONTRAMÃO dessa regra: “catequese” TEM “S”, mas o verbo “catequizar” se consolidou com “Z”. Pra fechar a engenharia dessas duas frases…
—CAMPONÊS e INGLÊS, por que são escritas com “S”? EMBRIAGUEZ e LIMPEZA, por que são escritas com “Z”?
Porque se usam as terminações “ÊS” (E, acento circunflexo, S) e “ÊSA” (E, S,A) em palavras q... Ler mais