Português em Áudio: Noções de Fonologia - Sílabas (Parte Dois)
Oi!
Aumenta o som aí que tenho mais um punhado de coisas pra te contar sobre Sílabas.
Falta eu te apresentar o TERCEIRO PRÉ-REQUISITO para formar sílaba. Acho que você vai estranhar, num primeiro momento, o que vou dizer aqui, mas logo logo entenderá. É o seguinte: NA SÍLABA, SÓ CABE UMA VOGAL. Apenas UMA, somente UMA.
“Que história é essa, professor?”
É o que eu estou te falando! Só há espaço para UMA VOGAL em UMA SÍLABA.
“Mas, professor, e a palavra ‘PNEU’ que o senhor apresentou como exemplo no início do áudio anterior? Ela tem apenas UMA sílaba e nela, professor, tem DUAS vogais!
”Calma, jovem! Não é bem assim!
Você, mais uma vez, está pensando nas LETRAS. Eu estou analisando os FONEMAS, certo?
Na palavra “PNEU”, quem é qual é a letra pronunciada de forma MAIS intensa: a letra “E” ou a letra “U”? A letra “E”, confere?
Logo, a letra “E”, que é a mais fortemente pronunciada, corresponde ao FONEMA VOGAL. E a letra “U”, que perde a disputa, corresponde ao FONEMA SEMIVOGAL. Captou?
Portanto, na sílaba, só existe espaço, para UMA VOGAL! Quem estiver ao seu lado,ou será CONSOANTE ou SEMIVOGAL.
“Professor, mas eu continuo com dificuldades de identificar a vogal e a semivogal!”
Não é tão difícil assim, cara! Vou te dar mais uma dica.
A SEMIVOGAL, por ser de pronúncia mais FRACA, muitas vezes é OMITIDA na pronúncia do dia a dia. Daí, você conclui comigo que, nessas palavras, a letra que “se escondeu”, ou “fugiu” na pronúncia, é a SEMIVOGAL.
Por exemplo: no cotidiano da fala, a palavra “PEIXE” vira “PEXE”; a palavra “NEGÓCIO” vira “NEGOÇO”. Então, no “EI” de “PEIXE”, a letra “E” corresponde ao som VOGAL e a letra “I”, “fugitiva”, é SEMIVOGAL. No “IO” de “NEGÓCIO”, a letra “I”, que tenta se “esconder”, corresponde ao som SEMIVOGAL, e a letra “O”, ao som VOGAL.
Vale ressaltar que a única certeza é de que a letra “A” sempre corresponderá ao FONEMA VOGAL. As demais LETRAS vogais–“E”, “I”, “O” “U”– ,ocasionalmente, como vogal; ocasionalmente, como semivogal.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES! Atenção!
Sendo a separação silábica resultado direto da pronúncia, deve-se atentar para a SEPARAÇÃO DOSPREFIXOS.
No caso de o final do prefixo coincidir com o final da sílaba, não tem problema. No entanto, se a sílaba acabar antes do fim do prefixo, o PREFIXO SERÁ SEPARADO.
Escute alguns exemplos:“TRANS-POR-TE” NÃO SEPARA o prefixo “TRANS”; “TRAN-SA-TLÂN-TI-CO”*SEPARA o prefixo “TRANS”;“BIS-NE-TO”*NÃO SEPARA o prefixo “BIS”; “BI-SA-VÔ”*SEPARA o prefixo “BIS”.
Outra informação pra você fixar é que os DÍGRAFOS RR, SS, SC,XC são SEPARADOS no ato da divisão silábica.
Por exem... Ler mais