Português EmÁudio: Acentuação Gráfica - Regras Especiais - (Parte 3)
Opa! Que bom que você veio estudar mais comigo!
No último áudio, falamos um pouco sobre o Acento Diferencial e te prometi falar quais são as situações em que é OBRIGATÓRIO usá-lo.
Vamos a elas?
LEVAM acento CIRCUNFLEXO o verbo “PÔR”e sua flexão verbal “PÔDE”.
O verbo no INFINITIVO usa o acento gráfico para se diferenciar da PREPOSIÇÃO“POR”. E “PÔDE” usa acento para se diferenciar de “PODE”.
“PÔDE” é a conjugação da terceira pessoa do singular do PRETÉRITO perfeito e “PODE” está na terceira pessoa do singular do PRESENTE do indicativo.
TAMBÉM recebem acento diferencial os verbos “TER”e “VIR”,na terceira pessoa do PLURAL do presente do indicativo.
Por exemplo: em “ela tem” e em “ele vem”, não se usa acento nenhum; mas, em“elas TÊM”e em “eles VÊM”, É NECESSÁRIO colocar acento circunflexo nos verbos.
Já verbos DERIVADOS de “TER” e “VIR” usam acentos diferenciais em situações específicas de SINGULAR e PLURAL do presente do indicativo.
Verbos como “RETER” e “INTERVIR” levam acento AGUDO na terceira pessoa do SINGULAR e acento CIRCUNFLEXO na terceira pessoa do PLURAL.
Por exemplo: “ele RETÉM”e “ela INTERVÉM”têm acento AGUDO, e “elesRETÊM”e “elasINTERVÊM”,acento CIRCUNFLEXO.
As diferenças demarcadas pelos acentos diferenciais nos verbos “TER”, “VIR” e seus derivados são amplamente exploradas em questões de CONCORD NCIA.
Nelas, é provável que o sujeito apareça BEM LONGE da forma verbal associada a ele, dificultando a identificação da concordância.
Quer um exemplo? Ouça a frase:
“Os alunos do professor José Maria, devido à proximidade da publicação do tão aguardado edital e à acirrada disputa por vagas no almejado serviço público,TÊM que estudar todo santo dia.”
Conseguiu perceber a distância entre o sujeito “Os alunos do professor José Maria” e a forma verbal “TÊM”? Uma oração BEM LONGA fica no meio do caminho!
Você, que está se preparando SUPER BEM, não vai deixar que essa jogada te atrapalhe, né?
REFORCE seus CUIDADOS pra lidar com questões assim!
Quer um TRUQUE?
É só perguntar IMEDIATAMENTE depois de ver o verbo na frase: “QUEM TEM?” ou “QUEM VEM?”. Estabeleça a CORRETA concordância, NA HORA!
A propósito, naquela frase, o “TÊM” concorda com o núcleo do sujeito, “ALUNOS”,e DEVE receber acento circunflexo.
Mas NÃO vá DOBRAR o “E” nessas formas verbais que eu citei, viu? Escrever“teem” (com dois “E”) NEM PENSAR! POR FAVOR!
“Professor, mas quais são os verbos em que se dobra o ‘E’? Pode me dizer?”
Lógico que eu posso! Isso é IMPORTANTE!
O verbo “DAR” - “que eles DEEM”;
O verbo “LER” e derivados-“eles LEEM”, “RELEEM”;
O verbo “CRER” e seus derivados-“eles CREEM”, “DESCREEM”;
E o verbo “VER” e seus derivados-“eles VEEM”, “REVEEM”, “PREVEEM”.
ATENÇÃO: Esse “veem” é de “VER”. Não confundir com “vem” do verbo “VIR”, ok?
Outro detalhe importante é que NÃO SE USA MAIS acento nas formas com“E” dobrado! TODOS os que... Ler mais