Português EmÁudio: Locuções Verbais
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Neste áudio, vamos bater um papo sobre as locuções verbais. Pronto para mais um bate-papo sobre nossa amada língua portuguesa? Coloque aí aquele sorrisão no rosto e vem comigo.
As locuções verbais ou perífrases verbais são formadas por verbos auxiliares ligados a um verbo principal no infinitivo, gerúndio ou particípio. As locuções verbais são uma única unidade de sentido, como se equivalessem a um único verbo. É muito importante que você tenha isso em mente. Então, lembre-se: as locuções são formadas por dois ou mais verbos, mas se comportam como algo único, indissociável, inseparável.
Quando estudarmos a síntaxe, por exemplo, vamos contar juntos quantas orações há no período. Para isso, é preciso contar quantas unidades verbais nela há. Tantas unidades verbais corresponderão a tantas orações. Por exemplo, se há apenas uma unidade, isso significa que há apenas uma oração. Se há duas unidades verbais, isso significa que há duas orações, e assim sucessivamente. Beleza até aqui? Muito bem.
Imaginemos que uma determinada frase tenha cinco verbos e uma locução verbal. Quantas orações teremos? Isso mesmo, teremos seis orações. A locução verbal, apesar de ser formada por mais de um verbo, constitui apenas uma unidade de sentido, formando apenas uma oração. Mas professor, como eu saberei se aqueles dois verbos juntinhos formam uma unidade de sentido? Em outras palavras, como saber se aquela união de verbos forma uma locução?
Essa pergunta é importantíssima e sua resposta precisa ser bem elaborada, de modo a não ficar dúvida alguma. Acalma aí esse jovem coração que eu vou te explicar.
A primeira e mais importante evidência da presença de uma locução verbal é que tanto o verbo auxiliar como o verbo principal devem se referir ao mesmo sujeito. Na frase: "O professor vai resolver muitos exercícios na aula. T... Ler mais