Português EmÁudio: Formas Nominais: Infinitivo, Gerúndio e Particípio - Parte 1
Olá, tudo bem? Sem enrolação. Neste áudio, vamos bater um papo sobre as formas nominais. Preparado? Sorrisão no rosto, coragem e aumento o som aí.
Existem três formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. Elas assim são chamadas, pois podem exercer funções sintáticas próprias de nomes que são: substantivos, adjetivos e advérbios. Quer um exemplo? Eu te dou: "Estudar, faz bem para a alma". O infinitivo "estudar" desempenha o papel sintático de sujeito, função típica dos substantivos.
Outro exemplo agora: "Saiu correndo da sala de aula". O gerúndio "correndo" corresponde ao modo como o indivíduo saiu da sala, exercendo um papel similar ao dos advérbios de modo. Sintaticamente, isso se traduz em um adjunto adverbial de modo.
Quer outro exemplo? Vamos lá: "Ela é uma pessoa iluminada por Deus". Já o particípio "iluminada" exerce função adjetiva, modificando o substantivo "pessoa". Sintaticamente, isso se traduz em um adjunto adnominal. Mas vamos conversar uma por uma, beleza?
Primeiro, conversaremos sobre a forma nominal "Infinitivo". O infinitivo pode se apresentar na forma impessoal, ou seja, na forma não flexionada, com as terminações: "ar" (verbos de primeira conjugação), "er" (verbos de segunda conjugação) ou "ir" (verbos de terceira conjugação). O infinitivo pode também se apresentar na forma pessoal, ou seja, na forma flexionada, concordando com a pessoa gramatical.
Vamos dar uma lidinha em... Ler mais