Áudio aula | 04 - Verbos quanto à conjugação - Parte 2 | Correios | EmÁudio Concursos

Português EmÁudio: Verbos Quanto à Conjugação - Parte 2

Olá! Preparado para continuar nosso papo sobre verbos? Maravilha! Sorrisão no rosto, coragem e vamos juntos.

Começaremos o áudio de hoje falando dos verbos anômalos. Os verbos anômalos são verbos anormais, pois não possuem radical fixo. Os exemplos mais citados de verbos anômalos são: "ser" e "ir", pois apresentam alterações profundas no radical. Existem gramáticos que consideram "ter", "ver", "vir" e "por" como anômalos também, mas são interpretações bem particulares. Para efeito de concurso, considere anômalos os verbos: "ser" e "ir". Combinado? Beleza!

Para que você visualize essas mudanças bruscas de radical, conjugue aleatoriamente os verbos "ser" e "ir". Por exemplo: "ser" - eu sou, tu és, ele é. Eu fui, tu foste, ele foi. Eu era, tu eras, ele era. Eu serei, tu serás, ele será. E por aí vai.

"Ir": eu vou, tu vais, ele vai. Eu fui, tu foste, ele foi. Eu ía, tu ías, ele ía. Eu irei, tu irás, ele irá. Viu? Não há padrão algum de radical. Suave na nave, né? Vamos seguir.

Há também os chamados verbos abundantes. Os verbos abundantes são os verbos que apresentam duas ou mais formas para uma mesma conjugação. Normalmente, no particípio, para efeito de concurso, interessa saber quais verbos possuem mais de um particípio, e quando usamos uma ou outra forma. Professor, o que seria particípio? Excelente pergunta, meu jovem!

O Particípio é uma das três formas nominais que são: infinitivo, gerúndio e particípio. Caracteriza-se pela terminação "ado" e "ido" na forma regular, ou seja, o particípio de "comentar" é "comentado". Particípio de de "aprender" é "aprendido". Particípio de "proibir" é "proibido". O Particípio de "fazer" é? Ops, não existe a forma "fazido", ok? Existe sim, a forma irregular: "feito". Até aqui, tudo bem? Maravilha.

Dessa forma, os particípios podem se apresentar na forma regular, caracterizada pelas terminações "ado" e "ido"; ou na forma irregular, também chamada de reduzida, com terminações diversas.

Existem verbos que só possuem a forma regular de particípio, como é o caso dos verbos "chegar" (chegado) e "trazer" (trazido). Também existem verbos que só possuem a forma irregular de particípio. É o caso dos verbos "fazer" (feito) e "escrever" (escrito). E também existem os verbos abundantes, que admitem tanto a forma regular como a irregular. Meu jovem, você tem que se ligar na hora da prova.

No dia a dia, equivocadamente, se utilizam as formas "chego" e "trago" como o particípio. Acompanhados, geralmente, pelos verbos auxiliares "ter" e "haver". Tenha muito cuidado! Os particípios de "chegar" e "trazer" são "chegado" e "trazido", respectivamente. Se liga nesses exemplos que eu vou te dar.

"Eu tinha chego atras... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Correios - Verbo - 04 - Verbos quanto à conjugação - Parte 2: SAIBA MAIS