Áudio aula | 11 - Casos Especiais de Crase – Parte 1 | Correios | EmÁudio Concursos

Português EmÁudio: Casos Especiais de Crase - Parte 1


Olá jovem!

Fico feliz por você estar aqui, esse assunto de crase pode parecer chato, mas precisamos dele para sair na frente dos concorrentes.

Então, aumenta o som aí e vem comigo.

Falamos dos casos obrigatórios, proibidos e facultativos de crase, agora chegou o momento de falarmos sobre os casos especiais.

Vamos lá!

Colocamos crase nas locuções de base feminina, ou seja, introduzidas por palavras femininas, vou te falar agora algumas frases que apresentam crase:

"Chegou à tarde".

"Falou à vontade".

"O prédio estava às moscas".

"Ele saiu à francesa".

"À medida que o tempo avança, ele se torna mais habilidoso".

Esse é um dos casos mais importantes de aplicação do assento indicador de crase, veja que não se trata mais do caso geral estudado, que consistia na fusão de uma preposição com um artigo. O que temos, na verdade, é a indicação de uma locução, seja de que tipo for: adjetiva, adverbial, prepositiva conjuntiva, com o acento indicador de crase.

Mas professor, porque isso se faz necessário?

Preste atenção na frase que eu vou falar agora:

"Vamos estudar à noite".

Observe que, se eu não colocar crase em "a noite" o complemento atua como objeto direto do verbo "estudar", quer se dizer que "a noite" é o objeto de estudo.

Agora, se eu colocar crase em "à noite" ela passa a ser uma locução adverbial, sintaticamente, um adjunto adverbial de tempo, quer se dizer que vai estudar no turno da noite.

O que prec... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Correios - Sintaxe de Regência e Crase - 11 - Casos Especiais de Crase – Parte 1: SAIBA MAIS