Áudio aula | 02 - Desinência; Vogal Temática; e Vogal ou Consoante de Ligação | Correios | EmÁudio Concursos

Português EmÁudio: Desinência, Vogal Temática e Vogal ou Consoante de Ligação


Olá!

Vamos continuar o estudo sobre estrutura das palavras?

Nesse áudio vamos estudar sobre desinências, vogal temática e vogal ou consoante de ligação, também conhecidos como interfixos.

Meu jovem, repare que estamos estudando a estrutura de uma palavra, ok?

Então, estamos falando sobre várias regras e conceitos que formam uma palavrinha, no áudio anterior, falamos do radical e dos afixos, e agora vamos falar dos outros conceitos que aparecem na composição de uma palavra.

Vamos começar pela chamada desinência.

As desinências são elementos que sinalizam flexões da palavra, sendo rigoroso, as desinências não formam novas palavras e, sim, indicam flexões, o que podemos entender como as variações de uma mesma palavra.

As palavras podem ser femininas ou masculinas, podem estar no singular ou no plural, podem estar no futuro ou no passado, entre várias outras variações, todas essas variações são chamadas de flexões.

As flexões podem ser nominais, indicando variações de número, ou seja, singular e plural, ou de gênero, ou seja, masculino e feminino, ou as flexões podem ser verbais, indicando tempo, modo, pessoa, número e forma nominal, que é o infinitivo, gerúndio ou particípio.

Para visualizar, vou dar alguns exemplos, na palavra alunas, é possível distinguir a desinência nominal de gênero A, indicando o feminino, e desinência nominal de número, o S, no final da palavra, indicando plural.

Já no verbo falássemos, é possível distinguir a desinência verbal de modo e tempo, (SSE) sse, indicando o modo indicativo, e o tempo, pretérito imperfeito, temos também a desinência verbal de pessoa e número, o MOS, indicando a primeira pessoa do plural, nós.

Entendeu agora o que seria desinências?

Então vou repetir, as desinências são elementos que sinalizam flexões da palavra, as flexões, por sua vez, são as variações de uma mesma palavra, seria o feminino e o masculino, o plural e singular, o passado e o presente, entre outras variações que uma mesma palavra pode sofrer.

Tem um detalhe que quero chamar a atenção, imagine a palavra mala, repare que o elemento A não é desinência de gênero, pois não existe a forma masculina malo, nesse caso, não se trata de desinência de gênero, e sim uma vogal temática, que vamos explicar logo mais, mas antes, faremos algumas observações importantes.

Observação 1) A flexão de grau dos substantivos é sinalizada não por desinências, mas sim por sufixos, alguns sufixos de aumentativo são: ão, zão, aço, azio, arra e etc. Eles estão presentes em palavras como lobão, apertão, goleiraço, bocarra, que é o aumentativo de boca, copázio, que é o aumentativo de copo e etc.

Já o diminutivo é sinalizado pelos sufixos: inho ou zinho, ebre, isco e etc. Eles estão presentes em palavras como homenzinho, probleminha, casebre, chuvisco, entre outras.

Observação 2) Alguns gramáticos não consideram o elemento "O" uma desinência de gênero, mas somente o elemento "A".

Na palavra aluno, por exemplo, "O" não seria desinência de gênero, mas sim vogal temática, tema que vamos falar na sequência, já na palavra aluna, "A" consensualmente é considerada uma desinência de gênero.

Observação 3) Nas palavras cujo plural se dá com o acréscimo de es, como flores, bares, lares, gravidezes, gizes, etc. Grande parte dos gramáticos considera apenas o "S" desinência de número e o "E" uma vogal temática, uma minoria de gramáticos, no entanto, considera es um... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Correios - Morfologia e Formação das Palavras - 02 - Desinência; Vogal Temática; e Vogal ou Consoante de Ligação: SAIBA MAIS