Áudio aula | 09 - Adjetivo versus Advérbio (Parte 1) | Correios | EmÁudio Concursos
Português em Áudio: Adjetivo versus Advérbio

Olá, tudo bem? No áudio passado, prometi matar dois coelhos com uma cajadada só. Promessa é dívida, vamos lá. Aumenta isso aí! É importante estudar adjetivos e advérbios conjuntamente, pois essas duas classes entram em choque direto.

Como assim, professor? Te explico. É que uma mesma palavra, ora se comporta como adjetivo, e em outro contexto, como advérbio. Vou tentar fazer um quadro comparativo daqui e você me acompanha.

Daí, o adjetivo modifica substantivos. O advérbio modifica verbos, adjetivos e outros advérbios.

Adjetivo expressa qualidade, tipo estado. Advérbio expressa modo, tempo, lugar, intensidade.

O adjetivo possui variação de gênero e número. O advérbio não possui variação em gênero e número, há apenas uma exceção: todo, toda, todos, todas.

Importante frisar que o adjetivo e o advérbio guardam diferenças significativas entre si.

Adjetivo: Como já falei pra você, modifica substantivos variando com eles em gênero e número. Já o advérbio modifica verbos, adjetivos e outros advérbios, sendo uma forma invariável.

Para entender essa diferença, vou te dar duas frases e vou compará-las. Beleza? Vamos lá.

1. "Uma aeronave pousou suavemente."
2. "O prefeito discursou emocionado."

Se analisarmos as duas palavras fora de contexto, entendemos que se trata de dois adjetivos. As palavras "suavemente" e "emocionado" vieram a este mundo para modificar substantivos, concordando com eles em gênero e número. Mas eu falei fora de contexto, aí que você tem que ficar ligado. Devemos levar sempre em conta o contexto em que as palavras se inserem para que a classificação seja feita de forma adequada.

Pergunta que não quer c... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Correios - Classes das Palavras - 09 - Adjetivo versus Advérbio (Parte 1): SAIBA MAIS