Áudio aula | 02 - Direito do Consumidor - Cobrança indevida, repetição de indébito e necessidade de comprovar ou não a culpa ou dolo | Info STJ 2024 | EmÁudio Concursos

ÁUDIO 2 – JURISPRUDÊNCIA DO STJ EM ÁUDIO

Cobrança indevida, repetição de indébito e necessidade de comprovar ou não a culpa ou dolo

Este julgado está inserido no âmbito do Direito do Consumidor

Contexto do julgado

Uma instituição financeira fez lançamentos a débito na conta de uma cliente para pagamento de dívida alheia.

A cliente, diante da cobrança indevida, ajuizou ação de repetição de indébito.

Em sua defesa o Banco alega que não agiu com má-fé, de modo que não caberia a devolução em dobro daquilo que foi pago pela cliente.

Para a devolução em dobro prevista no parágrafo único do artigo 42 do CDC é necessário que haja dolo ou culpa por parte do fornecedor?

Decisão do STJ:

A Corte Especial, por unanimidade, decidiu que a repetição em d... Ler mais

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