ÁUDIO 5 – JURISPRUDÊNCIA DO STF EM ÁUDIO
Renúncia de Receita; Estimativa de Impacto Financeiro e Orçamentário - IPTU: isenção em favor dos munícipes contribuintes considerados carentes
Este julgado está inserido no âmbito do Direito Financeiro
CONTEXTO DO JULGADO:
A lei 2.982 de 2020 do município de Itirapina, no Estado de São Paulo, concedeu isenção do IPTU aos munícipes considerados carentes que tenham idade igual ou superior a 65 anos e os que sejam portadores de doença grave e incurável.
O prefeito de Itirapina ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra essa lei, que foi julgada improcedente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
O tribunal de origem entendeu que não se aplica ao caso o artigo 113 do ADCT que determina que a proposição legislativa que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro. Para o TJ de São Paulo o artigo 113 do ADCT seria restrito ao novo regime fiscal no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade social da União.
A exigência de prévia estimativa de impacto financeiro e orçamentário na proposta legislativa que implique renúncia de receita tributária é aplicável somente à União, ou também deve ser aplicada aos demais entes federativos?
DECISÃO DO STF:
O Pl... Ler mais