ÁUDIO 3 – JURISPRUDÊNCIA DO STJ EM ÁUDIO
Reconhecimento pelo Poder Judiciário do caráter contratual da côngrua
Este julgado está inserido no âmbito do Direito Civil
Contexto do julgado:
Discute-se neste Recurso Especial se o reconhecimento de obrigação de natureza contratual de pagar verba de natureza alimentar a ministro de confissão religiosa inativo não caracteriza interferência indevida do poder público na organização e funcionamento das organizações religiosas.
Vamos explicar o caso concreto para ficar mais fácil o entendimento da questão.
Um pastor de uma igreja evangélica, ao cessar suas atividades como pastor, ato conhecido por jubilação, passou a receber a côngrua de jubilação.
Mas o que é essa tal de côngrua que eu nunca ouvi falar?! A côngrua, para a igreja católica, ou prebenda, para as igrejas evangélicas, é uma verba de caráter alimentar que uma organização religiosa cristã paga a seus ministros de confissão religiosa, seja eles padre ou pastor, com finalidade de prover seu sustento. Neste julgado o STJ tratou a prebenda como sinônima de côngrua.
O pagamento da côngrua vitalícia ao ex-pastor teve seu reconhecimento pela organização religiosa como obrigatório e estava previsto em regulamento interno e foi registrado em ata.
O ex-pastor recebeu a côngrua de jubilação por 20 anos, e depois de tantos anos a organização religiosa deixou de pagar.
O tribunal de origem deu provimento ao recurso do ex-pastor, condenando a igreja evangélica ao pagamento dos valores inadimplidos, pois reconheceu que o pagamento da ... Ler mais