Áudio aula | 04 - Teorias da Comunicação de Massa | Comunicação Social | EmÁudio Concursos
Aula 4: Teorias da Comunicação de Massa

Olá, bem-vindo novamente! A nossa quarta aula está começando agora e você está aqui no Enalde Concurso. Estamos no módulo de Teorias da Comunicação e agora a aula 4 será sobre Teorias da Comunicação de Massa. Hoje vamos explorar como a comunicação de massa impacta a sociedade. Pense em como as notícias, as propagandas e os programas de TV afetam o nosso dia a dia e moldam nossas percepções sobre o mundo.

Vamos começar falando sobre a teoria hipodérmica, também conhecida como a teoria da bala mágica. Essa teoria sugere que a mídia é capaz de injetar diretamente ideias e valores na mente das pessoas de maneira uniforme e sem resistência. A teoria hipodérmica vê a mídia como uma injeção direta de ideias nos indivíduos, assumindo que todos respondem de forma semelhante à mesma mensagem.

Deixe-me explicar. Pense na teoria hipodérmica como se a mídia fosse uma seringa que injeta diretamente ideias e valores no público. Acredita-se que a mensagem atinja todos de maneira uniforme, sem filtros ou interpretação individual. Um exemplo aqui, olha. Uma propaganda que convence diretamente o público a comprar um produto, como um comercial de TV que faz que todos acreditem que precisam de um novo smartphone. Essa teoria foi muito influente nas décadas de 1920 e 1930, especialmente durante períodos de propaganda política intensa, como na era nazista e na União Soviética. Vocês devem se recordar disso na faculdade.

Vamos falar agora sobre a teoria dos efeitos limitados. Essa teoria sugere que o impacto da mídia é me... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Comunicação Social - Fundamentos da Comunicação - 04 - Teorias da Comunicação de Massa: SAIBA MAIS