Áudio aula | 05 - Teoria Critica e Escola de Frankfurt | Comunicação Social | EmÁudio Concursos
Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt

Olá, pessoal! De volta ao nosso módulo de Teoria da Comunicação, que está dentro do curso de Comunicação Social para Concursos Públicos. Eu sou Cláudia Jones e vamos entrar agora na aula 5, Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt.

Vamos aqui tentar entender sobre a visão da Escola de Frankfurt, sobre a cultura de massa. Então, preparem-se para questionar as estruturas de poder na sociedade, e explorar como a comunicação de massa pode ser usada para manipular e para controlar.

Mas isso aqui é assunto para outro dia, outro bate-papo. Vamos, então? A Teoria Crítica foi desenvolvida por um grupo de intelectuais associados ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, na Alemanha. Eles analisaram como a cultura de massa e a indústria cultural influenciam a sociedade e servem aos interesses dos grupos dominantes.

Vamos começar entendendo os conceitos de cultura de massa e indústria cultural. A cultura de massa se refere à produção cultural destinada a um grande público, muitas vezes padronizada e comercializada. E a indústria cultural é o mecanismo por meio do qual essa produção é realizada e distribuída. Assim, a cultura de massa é produzida em larga escala para que seja consumida por um público amplo. A indústria cultural padroniza essa produção e promove o conhecido conformismo e passividade entre os consumidores.

Por exemplo, propagandas de TV, filmes de Hollywood, música pop, todos são produtos da indústria cultural que, muitas vezes, promovem valores conformistas e evitam questionamentos profundos.

Vamos agora conhecer os principais autores da Escola de Frankfurt e quais, claro, suas contribuições para a Teoria Crítica. Theodor Adorno. Como é que o Adorno contribuiu? Ele analisou como a indústria cultural manipula as massas, promovendo conformismo, promovendo passividade, e ele argumentava que a música popular, por exemplo, é produzida para ser consumida passivamente, sem incentivar a reflexão crítica. Já para pensar nisso? Então pense.

O Adorno via a cultura de massa como um meio de manipulação social. Ele acreditava que produtos culturais padronizados, como a música pop, eram projetados para evitar ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Comunicação Social - Fundamentos da Comunicação - 05 - Teoria Critica e Escola de Frankfurt: SAIBA MAIS