Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt
Olá, pessoal! De volta ao nosso módulo de Teoria da Comunicação, que está dentro do curso de Comunicação Social para Concursos Públicos. Eu sou Cláudia Jones e vamos entrar agora na aula 5, Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt.
Vamos aqui tentar entender sobre a visão da Escola de Frankfurt, sobre a cultura de massa. Então, preparem-se para questionar as estruturas de poder na sociedade, e explorar como a comunicação de massa pode ser usada para manipular e para controlar.
Mas isso aqui é assunto para outro dia, outro bate-papo. Vamos, então? A Teoria Crítica foi desenvolvida por um grupo de intelectuais associados ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, na Alemanha. Eles analisaram como a cultura de massa e a indústria cultural influenciam a sociedade e servem aos interesses dos grupos dominantes.
Vamos começar entendendo os conceitos de cultura de massa e indústria cultural. A cultura de massa se refere à produção cultural destinada a um grande público, muitas vezes padronizada e comercializada. E a indústria cultural é o mecanismo por meio do qual essa produção é realizada e distribuída. Assim, a cultura de massa é produzida em larga escala para que seja consumida por um público amplo. A indústria cultural padroniza essa produção e promove o conhecido conformismo e passividade entre os consumidores.
Por exemplo, propagandas de TV, filmes de Hollywood, música pop, todos são produtos da indústria cultural que, muitas vezes, promovem valores conformistas e evitam questionamentos profundos.
Vamos agora conhecer os principais autores da Escola de Frankfurt e quais, claro, suas contribuições para a Teoria Crítica. Theodor Adorno. Como é que o Adorno contribuiu? Ele analisou como a indústria cultural manipula as massas, promovendo conformismo, promovendo passividade, e ele argumentava que a música popular, por exemplo, é produzida para ser consumida passivamente, sem incentivar a reflexão crítica. Já para pensar nisso? Então pense.
O Adorno via a cultura de massa como um meio de manipulação social. Ele acreditava que produtos culturais padronizados, como a música pop, eram projetados para evitar ... Ler mais
Olá, pessoal! De volta ao nosso módulo de Teoria da Comunicação, que está dentro do curso de Comunicação Social para Concursos Públicos. Eu sou Cláudia Jones e vamos entrar agora na aula 5, Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt.
Vamos aqui tentar entender sobre a visão da Escola de Frankfurt, sobre a cultura de massa. Então, preparem-se para questionar as estruturas de poder na sociedade, e explorar como a comunicação de massa pode ser usada para manipular e para controlar.
Mas isso aqui é assunto para outro dia, outro bate-papo. Vamos, então? A Teoria Crítica foi desenvolvida por um grupo de intelectuais associados ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, na Alemanha. Eles analisaram como a cultura de massa e a indústria cultural influenciam a sociedade e servem aos interesses dos grupos dominantes.
Vamos começar entendendo os conceitos de cultura de massa e indústria cultural. A cultura de massa se refere à produção cultural destinada a um grande público, muitas vezes padronizada e comercializada. E a indústria cultural é o mecanismo por meio do qual essa produção é realizada e distribuída. Assim, a cultura de massa é produzida em larga escala para que seja consumida por um público amplo. A indústria cultural padroniza essa produção e promove o conhecido conformismo e passividade entre os consumidores.
Por exemplo, propagandas de TV, filmes de Hollywood, música pop, todos são produtos da indústria cultural que, muitas vezes, promovem valores conformistas e evitam questionamentos profundos.
Vamos agora conhecer os principais autores da Escola de Frankfurt e quais, claro, suas contribuições para a Teoria Crítica. Theodor Adorno. Como é que o Adorno contribuiu? Ele analisou como a indústria cultural manipula as massas, promovendo conformismo, promovendo passividade, e ele argumentava que a música popular, por exemplo, é produzida para ser consumida passivamente, sem incentivar a reflexão crítica. Já para pensar nisso? Então pense.
O Adorno via a cultura de massa como um meio de manipulação social. Ele acreditava que produtos culturais padronizados, como a música pop, eram projetados para evitar ... Ler mais