Comunicação Digital e Novas Mídias
Olá, pessoal! De volta à nossa, agora, nossa nona aula do curso de comunicação social para concursos públicos do nosso módulo Teoria da Comunicação. Nesta aula, vamos discutir o impacto da comunicação digital e das novas mídias. Pense em como a internet mudou a forma como nos comunicamos e como essa transformação influencia a nossa sociedade, né? A internet e as redes sociais transformaram radicalmente a comunicação, mudando a forma e a velocidade com que as informações são compartilhadas, certo?
Com a internet, a comunicação passou a ser instantânea e global. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram permitem que qualquer pessoa compartilhe informações em tempo real com um público potencialmente mundial. Antes da internet, as notícias eram disseminadas por jornais, TVs e rádio, de forma unidirecional e controlada por poucas organizações. Hoje, qualquer pessoa, com um smartphone, pode ser uma fonte de notícias e influenciar a opinião pública, né?
Vamos explorar agora como os paradigmas de comunicação mudaram com o advento das novas mídias. Bem, comunicação de mão única para diálogo interativo. A comunicação tradicional era predominantemente unidirecional. Os meios de comunicação transmitiam informações para um público passivo. Já com a internet, a comunicação tornou-se bidirecional e interativa. A internet transformou a comunicação em um diálogo. Os consumidores de conteúdo não são mais passivos. Eles podem responder, compartilhar, comentar e criar seus próprios conteúdos. Pensem nos influenciadores digitais. Eles não apenas divulgam conteúdo, mas interagem diretamente com seus seguidores, criando um diálogo contínuo. Essa interação molda a opinião pública de maneira muito mais dinâmica do que os meios tradicionais.
É criação de conteúdo por qualquer pessoa, né? As redes sociais democratizaram a criação ... Ler mais
Olá, pessoal! De volta à nossa, agora, nossa nona aula do curso de comunicação social para concursos públicos do nosso módulo Teoria da Comunicação. Nesta aula, vamos discutir o impacto da comunicação digital e das novas mídias. Pense em como a internet mudou a forma como nos comunicamos e como essa transformação influencia a nossa sociedade, né? A internet e as redes sociais transformaram radicalmente a comunicação, mudando a forma e a velocidade com que as informações são compartilhadas, certo?
Com a internet, a comunicação passou a ser instantânea e global. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram permitem que qualquer pessoa compartilhe informações em tempo real com um público potencialmente mundial. Antes da internet, as notícias eram disseminadas por jornais, TVs e rádio, de forma unidirecional e controlada por poucas organizações. Hoje, qualquer pessoa, com um smartphone, pode ser uma fonte de notícias e influenciar a opinião pública, né?
Vamos explorar agora como os paradigmas de comunicação mudaram com o advento das novas mídias. Bem, comunicação de mão única para diálogo interativo. A comunicação tradicional era predominantemente unidirecional. Os meios de comunicação transmitiam informações para um público passivo. Já com a internet, a comunicação tornou-se bidirecional e interativa. A internet transformou a comunicação em um diálogo. Os consumidores de conteúdo não são mais passivos. Eles podem responder, compartilhar, comentar e criar seus próprios conteúdos. Pensem nos influenciadores digitais. Eles não apenas divulgam conteúdo, mas interagem diretamente com seus seguidores, criando um diálogo contínuo. Essa interação molda a opinião pública de maneira muito mais dinâmica do que os meios tradicionais.
É criação de conteúdo por qualquer pessoa, né? As redes sociais democratizaram a criação ... Ler mais