EmÁudio Concursos: A linguagem Jornalística
Olá! Estamos de volta aqui ao nosso curso de comunicação social para concursos públicos.
Este é o módulo dois e neste módulo dois eu trago tudo sobre jornalismo para concursos públicos.
Eu sou Cláudia Jones, você está no EmÁudio Concursos e eu estruturei aqui nas nossas aulas o seguinte: vamos falar sobre a linguagem jornalística, gêneros e formatos jornalísticos, jornalismo econômico, assessoria de imprensa, os veículos de comunicação e agências de notícias, convergência de mídias e comunicação multiplataforma.
Então, bem vindo e vem mergulhar comigo aqui na estrutura e nos elementos da linguagem jornalística, que é a nossa aula um sobre linguagem jornalística.
A gente vai explorar os componentes chave de um texto jornalístico, incluindo lead, sublead, título, entretítulo e além disso, veremos exemplos práticos e questões típicas de concursos públicos para que você possa aplicar esse conhecimento em contextos reais na sua prova. Bora começar essa jornada? Vem comigo então.
Como é que é a estrutura da linguagem jornalística? O texto jornalístico é composto por informações claras, informações objetivas e concisas. E o principal objetivo é informar o leitor de maneira direta e eficaz.
É só você pensar no texto jornalístico como uma janela que oferece uma visão clara dos fatos, sem distorções, sem ambiguidades, porque a clareza e objetividade são essenciais para garantir que o público compreenda rapidamente os eventos reportados. Então, uma boa estrutura ajuda a manter a atenção do leitor, a transmitir a mensagem de forma eficaz.
E a composição de um texto jornalístico é dividida assim: pauta que é a escolha do tema ou do assunto, apuração, que é recolher as informações, dados, verificação da veracidade dos fatos, a redação que é a transformação dessas informações num texto e a edição que é a correção, a revisão dos textos mesmos. e temos os elementos da linguagem jornalística.
Nós temos o título conhecido como headline, que é a primeira coisa que o leitor vê. Ele deve ser atraente, deve resumir a essência da notícia de forma impactante. Um bom título captura a atenção do leitor e incentiva a ler o restante da notícia. Então ele deve ser conciso, claro, direto e direto ao ponto. Claro.
Vou dar um exemplo aqui para você. O governo anuncia medidas para combater a inflação. Este é um exemplo de título. Partindo aqui comigo para o lead.
O Lead é o primeiro parágrafo da notícia que responde às perguntas fundamentais: quem, o que, quando, como, por que, né? Ele resume os aspectos mais importantes da notícia.
Agora vem cá comigo para saber a importância de cada elemento do lead.
O quem identifica o sujeito da ação. Ele torna claro ao leitor quem está envolvido. O que, ele define a ação ou evento principal. Ele proporciona ao leitor uma compreensão imediata daquilo que aconteceu.