EmÁudio Concursos: A linguagem Jornalística - Parte Dois
Olá! Bem-vindo ao EmÁudio concursos. Vamos continuar a nossa primeira aula do nosso módulo Jornalismo para concursos públicos na qual nós abordamos aqui a estrutura do texto jornalístico. A gente falou aqui um pouquinho sobre os elementos. E agora a gente vai trazer um pouquinho aqui. E agora a gente vai falar sobre pirâmide invertida.
Bem, o que é a pirâmide invertida? Ela é a estrutura clássica de textos jornalísticos na qual as informações mais importantes vêm primeiro, seguidas por detalhes adicionais. Por exemplo, deixa eu dar um exemplo usando o topo da pirâmide pra você.
No topo da pirâmide estão as informações do Lead, a seguir vem os subleades, entretítulos e detalhes menores. Isso foi uma frase que a gente criou aqui agora, tá?
E o que acontece? A pirâmide invertida ela garante que o leitor receba as informações mais relevantes primeiro, mesmo que ele não leia o texto completo. Essa estrutura é eficiente para manter o interesse do leitor e para facilitar a edição do texto, se necessário. Falando aqui um pouquinho sobre citações e fontes.
O uso de declarações diretas de pessoas envolvidas ou especialistas para dar credibilidade à notícia. Deixa eu dar um exemplo para você: "Segundo o ministro da Economia, essas medidas são essenciais para estabilizar a inflação e promover crescimento."
As citações dão credibilidade, dão autenticidade à notícia, além de fornecerem diferentes perspectivas sobre o assunto. Então, elas ajudam a contextualizar a notícia e a enriquecer o texto com opiniões de fontes confiáveis.
Vamos a um exemplo prático para a gente, um exemplo prático pra você. Vamos lá. A gente tem a seguinte notícia: "No último domingo, em São Paulo, milhares de pessoas participaram de uma manifestação pacífica contra a corrupção, organizada por movimentos sociais e ONGs." Pausa aqui. Ano... Ler mais