Gestão De Pessoas e Administração Geral Emáudio: O homem econômico - Parte 1
Opa, voltei! Agora sim, hein? Começaremos os nossos estudos sobre o papel do homem e os tipos dele dentro da evolução do pensamento administrativo. Olha que legal, né? Vamos começar? Vem comigo, chega aí.
Gente, iniciaremos com o homem característico da administração científica de Taylor. Chique, né? Você sabe qual é? É o mais famoso de todas as teorias. Sabia? Isso mesmo! Homo econômicos.
A administração científica, desenvolvida por Frederick Taylor, no início do século XX, é um marco importante no estudo da gestão e eficiência organizacional. Este modelo teórico enfoca a otimização do trabalho humano para maximizar a produtividade e eficiência, utilizando métodos científicos para analisar e estabelecer os melhores modos de realizar tarefas laborais.
O conceito do homem econômico ou homo econômicos é central nesta abordagem e algumas características fundamentais. Vamos falar sobre elas? Segundo a administração científica, o homem econômico é essencialmente racional no sentido econômico. Ele tomará decisões de trabalho, baseadas no cálculo de ganhos e perdas. Sempre buscando maximizar seu próprio benefício financeiro. Entendeu? Também é uma característica fundamental do homem econômico a motivação por incentivos financeiros. O trabalhador é visto como alguém motivado quase exclusivamente por recompensas monetárias.
A teoria propõe que, ao vincular o salário diretamente à produção e ao desempenho, o trabalhador será incentivado a ser mais produtivo. Pessoal, este aspecto é materializado através de sistemas de remuneração vari... Ler mais