Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Administrador - Parte 3
Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada! Não importa o horário, é sempre um prazer ter você aqui comigo!
Neste em áudio falaremos dos Papéis do Administrador. Vamos juntos? Aumenta o som aí!
Toda pessoa desempenha determinado papel em uma organização. Papel significa um conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa no seu trabalho.
Cada papel envolve atividades que cada pessoa é incumbida de realizar. O papel básico do administrador exige o cumprimento das funções de planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar, e que nós estudaremos mais para frente...
Mas esse papel envolve uma variedade de outros papéis derivados. Mintzberg desdobra-o em dez papéis e os divide em três categorias: interpessoal (relacionamentos com pessoas), informacional (intercâmbio de informações) e decisória (análise de situações, diagnóstico e tomada de decisões).
Vamos por partes... vamos começar pelos Papéis Interpessoais.
Estes papéis estão relacionados à interação e comunicação do administrador com outras pessoas.
Quando administrador atua como líder de sua equipe ou organização, ele deve motivar, dirigir, treinar, e resolver conflitos entre funcionários.
O administrador também pode exercer o papel de “ligação”, ou seja, ele interage com pessoas de fora de sua equipe ou organização. Isso pode incluir networking, estabelecimento de parcerias e representação da empresa em eventos.
Além disso, o administrador também pode representar a organização oficialmente em funções sociais, legais e cerimoniais, sendo apenas uma figura simbólica.
De acordo com Chiavenato, papéis interpessoais representam as relações com outras pessoas e estão relacionados com as habilidades humanas. Mostram como o ... Ler mais