Gestão De Pessoas E Administração Geral EmÁudio: Eficiência, Eficácia e Efetividade - Parte 1
Bem vindo de volta!
A partir de agora falaremos da eficiência, eficácia e efetividade! Aumenta o som aí e aperta o play!
Galera, a Eficiência pode ser conceituada como a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando o uso dos recursos e desempenhando corretamente as tarefas. Observe que o administrador por meio de atividades planejadas deverá ser eficiente, cumprindo as atividades com custos mínimos. Eficiência é fazer o trabalho com um mínimo de esforço, despesa ou desperdício.
A Eficiência está relacionada à utilização racional dos seus recursos. Quanto mais racional for o uso dos recursos, mais produtivo e eficiente será a organização.
Além disso, a eficiência se preocupa em como as coisas são feitas e de que maneira elas deverão ser executadas.
Desta forma, a eficiência deve garantir o aproveitamento máximo dos recursos (tempo, conhecimento ou outros) empregados para a sua execução.
De acordo com Chiavenato, a eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na organização a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados.
Ou seja, jovem, eficiência é, portanto, a capacidade de realizar as atividades organizacionais utilizando o mínimo de recursos.
Nesse contexto, quanto maior a produtividade, mais eficiente será a organização.
A preocupação, aqui, jovem, é com a otimização dos recursos utilizados para atingir os objetivos, economizando recursos sem prejudicar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Tranquilo até aqui? Vamos para a Eficácia!
Galera, eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, ou... Ler mais